MENU

BUSCA

Trump assina ordem executiva que prevê tarifa adicional de 25% à Índia por negócios com Rússia

Trump afirma ser necessária uma taxa ad valorem adicional sobre importações da Índia, devido à compra direta ou indireta de petróleo russo.

Estadão Conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que impõe uma tarifa adicional de 25% sobre a Índia, informou a Casa Branca no X nesta quarta-feira, 6. A nova ofensiva é uma resposta à contínua compra de petróleo russo pelos indianos, de acordo com o decreto.

A sobretaxa entra em vigor 21 dias após a data da ordem e incide sobre mercadorias que entram para consumo ou são retiradas de armazéns dos EUA após esse período.

VEJA MAIS 

Trump adia aumento das tarifas ao México por 90 dias
Donald Trump confirmou na quarta-feira (30) novas tarifas ao Brasil

Ante tarifas, Padilha cita a importância de o setor de saúde não ficar dependente de um só país

Pelo documento, o presidente diz ter recebido novas informações a respeito das ações da Rússia na guerra da Ucrânia, que representam uma "extraordinária ameaça" à segurança nacional norte-americana.

Para lidar com isso, o republicano descreve ser necessário "impor uma taxa ad valorem adicional sobre as importações de artigos da Índia, que está importando direta ou indiretamente petróleo da Federação Russa" — uma taxa calculada como porcentagem sobre o valor das mercadorias importadas.

Na semana passada, a Casa Branca havia informado que a Índia ficaria sujeita a uma tarifa recíproca, também de 25%.