MENU

BUSCA

Promoções dão fôlego aos shoppings no meio da calmaria de julho

Apesar do movimento menor no mês das férias, lojas veem descontos como atrativo e preparação para datas do segundo semestre

O Liberal

Os shoppings de Belém estão investindo em promoções e liquidações para garantirem que o fluxo de vendas siga favorável no mês de julho, quando tradicionalmente mais pessoas viajam e o movimento nos centros de compras diminui.

João Vyctor Fonseca é gerente de um shopping center localizado na avenida Centenário e conta que as campanhas costumam acompanhar as demandas do mercado, com ações que seguem calendários anuais, como os saldões em janeiro, para vender o estoque excedente de Natal.

O efeito se repete em julho, para renovação das vitrines. Ele conta que no segundo semestre tudo fica mais movimentado, por conta do Dia dos Pais, Círio, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. 

Compras parceladas no crédito podem driblar alta da inflação; entenda
Ao comprar um item mais caro e parcelar por um ano, o consumidor pode sair no lucro, porque paga um produto durante meses com o preço de um ano atrás. Especialistas pedem cuidado.

"Essas ações sempre ajudam muito os clientes quando eles estão precisando de descontos. São temporárias, com datas limitadas, até porque para o lojista não é muito interessante manter por muito tempo. Durante a pandemia, não acho que as campanhas aumentaram. Apenas ganharam força porque os clientes procuraram valorizar mais o orçamento e aproveitar essas ações. Esse ano a gente já realizou as campanhas de liquidação em janeiro e julho. Em agosto teremos uma mega campanha do mês dos pais, entre o dia 2 e o dia 30. A cada R$250 em compras, o cliente concorre a uma moto BMW", afirma. 

Descontos altos

Em um shopping da avenida Padre Eutíquio, os descontos atuais variam entre 30% e 60%. Claudiane Rocha é vendedora em uma loja de roupas no estabelecimento e conta que o mês de julho foi bem menos movimentado na comparação com junho, mas que as promoções chamaram atenção dos clientes.

"Acho que é normal tem menos movimento por conta das férias mesmo, povo viajando. Até na primeira semana de julho ainda deu gente. Mas isso de anunciar a promoção na vitrine sempre ajuda, porque em julho a gente está renovado estoque. Tem coisa saindo pela metade do preço. E nessa época com tudo tão caro quanto desconto ajuda, não é?", avalia ela. 

Na opinião de Solange Cristo, que trabalha em uma loja de calçados, as promoções só devem atrair mais atenção dos clientes em agosto, pois o Dia dos Pais sempre movimenta bastante o shopping.

"Se for analisar o movimento das outras datas comemorativas, principalmente Dia das Mães, todas se saíram muito bem esse ano. Quando compara com o ano passado então, nem se fala. Então acho que isso vai se repetir, porque é uma época que as lojas investem bem em liquidação. Aqui vamos ter promoções bem em conta", afirma.