Mulheres negociam mais dívidas que homens no Pará, aponta levantamento da Serasa
A maior participação feminina demonstra protagonismo na retomada de crédito
As mulheres têm liderado a renegociação de dívidas no Pará, segundo dados do Feirão Limpa Nome, promovido pela Serasa. Desde o início da edição atual, em 3 de novembro, 33.976 consumidoras paraenses fecharam acordos, enquanto entre os homens o número foi de 25.582. Em nível nacional, o comportamento se repete: mais de 1 milhão de mulheres já renegociaram débitos, contra 827 mil homens — uma diferença de 29,3%.
O dado contrasta com o Mapa da Inadimplência de setembro, que mostra equilíbrio no total de brasileiros com dívidas: 50,4% são mulheres e 49,6% são homens, entre 79 milhões de inadimplentes. Para a Serasa, a maior participação feminina demonstra protagonismo na retomada de crédito. No total, mulheres já somam mais de 1,7 milhão de dívidas negociadas nesta edição do Feirão.
VEJA MAIS
Além do recorte por gênero, a análise por faixa etária indica que consumidores entre 31 e 40 anos foram os que mais fecharam acordos, ultrapassando 953 mil renegociações. O grupo recebeu R$ 2,87 bilhões em descontos. Em seguida aparecem pessoas entre 41 e 50 anos, com mais de 674 mil acordos.
A faixa de 26 a 30 anos registrou mais de 533 mil negociações, enquanto consumidores de 19 a 25 anos somaram 474 mil acordos. Entre aqueles entre 51 e 65 anos, foram mais de 414 mil renegociações, e acima dos 65 anos, pouco mais de 70 mil.
Segundo Aline Maciel, diretora da Serasa, o Feirão reflete a mobilização dos consumidores para regularizar a situação financeira. “O endividamento atinge todas as idades. O Feirão Limpa Nome é uma oportunidade para que consumidores retomem o controle financeiro”, afirma.
O Feirão segue até 30 de novembro, com participação de mais de 1,6 mil empresas de diversos setores. As ofertas incluem parcelas a partir de R$ 9,90 e descontos que podem chegar a 99%. As negociações podem ser feitas pelos canais oficiais da Serasa, de forma online ou presencial.
Canais de atendimento
• Site: serasalimpanome.com.br
• Aplicativo Serasa (Google Play e App Store)
• WhatsApp oficial: (11) 99575-2096
• Agências dos Correios em todo o país, sem cobrança de taxa
Palavras-chave