MENU

BUSCA

Índia diz que tomará todas as medidas para proteger seus interesses após tarifa de 25% dos EUA

Governo indiano afirma que "permanece comprometido" para concluir um acordo comercial bilateral justo e equilibrado com os Estados Unidos

Estadão Conteúdo

O ministério do Comércio e Indústria da Índia afirmou nesta quarta-feira, 30, que o governo "tomou conhecimento de uma declaração do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o comércio bilateral" e está "estudando suas implicações".

A nota oficial, divulgada após Trump anunciar tarifa de 25% ao país asiático, diz que a Índia "tomará todas as medidas necessárias para proteger nosso interesse nacional", como tem feito em outros acordos comerciais, "incluindo o mais recente Acordo Econômico e Comercial Abrangente com o Reino Unido".

Veja mais

Alexandre de Moraes é sancionado pelos EUA com Lei Magnitsky; entenda o que isso significa
Sanções incluem bloqueio de bens e proibição de entrada nos Estados Unidos

Lula não tem problema nenhum em conversar com Trump, diz Jaques Wagner, nos EUA
Senador defendeu que a conversa seja presencial, o que dificultaria sua realização antes de 1º de agosto

Segundo o governo, a Índia e os EUA vêm conduzindo "negociações para concluir um acordo comercial bilateral justo, equilibrado e mutuamente benéfico nos últimos meses". O governo indiano afirma que "permanece comprometido com esse objetivo". O texto também ressalta que o país dá "a máxima importância à proteção e promoção do bem-estar de nossos agricultores, empreendedores e micro, pequenas e médias empresas (MPMEs)".