Videogame pode ajudar na reconstrução de Notre-Dame

Equipe responsável pela restauração da catedral diz que jogo virtual, com imagens em 3D, deve auxiliar no projeto para reerguer a igreja histórica

fonte

Após o incêndio que destruiu a Catedral de Notre Dame, em Paris, nesta terça-feira (15), os planos para a restauração do edifício já estão em andamento. Segundo relatos, a igreja, considerada um dos melhores exemplos da arquitetura gótica francesa e que possui mais de 800 anos, será restaurada o mais fiel possível ao que era antes. Para isso, os profissionais envolvidos na reconstrução do prédio vão estudar fotos e vídeos hiper-realistas da catedral.

Um dos trabalhos digitais citados para ajudar na restauração foi o jogo Assassin’s Creed: Unity da Ubisoft. Caroline Miousse, artista da Unity, falou com The Verge há alguns anos sobre a criação da catedral no jogo. O site escreveu:

“No caso da Notre Dame, facilmente a maior estrutura do jogo, isso significava recriar uma versão da catedral que na verdade não existia na época."

Miousse passou literalmente anos discutindo os detalhes do edifício. Ela se debruçou sobre fotos para acertar na arquitetura e trabalhou com artistas de texturas para garantir que cada peça fosse como deveria ser.”

Leia mais: Bombeiros dizem que conseguiram impedir colapso total da Catedral de Notre-Dame

De acordo com um relatório do GPSWorld, é um mapeamento 3D como esse que ajudará na restauração da vida real de uma das estruturas mais famosas da França.

Confira o vídeo da Ubisoft sobre Notre-Dame:

A restauração da Catedral está bem encaminhada: bilionários franceses doaram 300 milhões de euros para ajudar a reerguer o prédio. De acordo com a equipe responsável por restaurar a catedral após o ocorrido, o jogo pode conter material que será utilizado no novo projeto. Vale lembrar que o game ficou conhecido por sua quantidade – e qualidade – de detalhes. Consequentemente, a catedral presente em Assassin’s Creed Unity é praticamente uma réplica digital da versão física do prédio icônico. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA