MENU

BUSCA

Globo de Ouro também premia produções para televisão

Cerimônia será realizada no dia 6 de janeiro em Beverly Hils

Agência Estado

A cerimônia de entrega da 76.ª edição do Globo de Ouro será realizada em 6 de janeiro, em Beverly Hills. Os anfitriões da festa serão a atriz Sandra Oh, de Grey’s Anatomy, e Andy Samberg, de Brooklyn Nine-Nine. Sendo um troféu que contempla cinema e TV, o prêmio da Associação de Correspondentes estrangeiros também anunciou seus indicados de melhor série de drama e comédia ou musical na televisão.

Concorrem a melhor série de drama - The Americans, Bodyguard, Homecoming, Killing Eve e Pose. A melhor série de comédia - Barry, Kidding, The Good Place, The Kominsky Method e Marvelous Mrs. Maisel. Concorrem a melhor filme de TV - The Alienist, The Assassination of Gianni Versace - American Crime Story, Escape at Dannemora, Sharp Objects e A Very English Scandal.

Entre os indicados para os prêmios de interpretação de TV estão Michael Douglas, melhor ator de comédia, e Alan Alda, melhor coadjuvante, ambos por The Kominsky Method; Sacha Baron Cohen, também melhor ator de comédia, por This Is America; e Antonio Banderas, melhor ator de drama, por Genius: Picasso.

Edgar Ramirez e Penélope Cruz concorrem na categoria de coadjuvantes por O Assassinato de Gianni Versace. Regina King concorre duplamente - melhor coadjuvante (de cinema) por If The Beale Street Could Talk e melhor atriz de filme de televisão por Seven Seconds. Ela é realmente excepcional no longa de Barry Jenkins.

CINEMA

O principal indicado entre os filmes é "Vice", que concorre em seis categorias. No filme de Adam McKay, Cheney, um político obscuro que representava a burocracia de Washington, remodelou a administração pública sob a presidência de George W. Bush de um jeito que muitos analistas asseguram que ainda terá consequências no futuro.

McKay venceu o Oscar de filme de 2016 por A Grande Aposta, sobre a especulação financeira em Wall Street. Depois de se perguntar onde está o dinheiro, o diretor pergunta-se agora onde está o poder? Seu filme foi chegando em surdina e agora, a partir do Globo de Ouro, desponta como possível favorito nas premiações de fim de ano (e do Oscar).

Entre os filmes vale destacar também o longa Infiltrado na Klan, que concorre a melhor filme (drama), diretor (Spike Lee), ator (John David Washington, filho de Denzel) e ator coadjuvante (Adam Drive). Quem apostava nas chances de Damien Chazelle com seu Primeiro Homem na Lua, decepcionou-se, mas a admirável Claire Foy concorre como coadjuvante.

A Associação também reconheceu Podres de Ricos como fenômeno cultural e artístico - o filme concorre como comédia ou musical, e Constance Wu está indicada para melhor atriz da categoria. Barry Jenkins - de Moonlight, Sob a Luz do Luar - concorre a melhor roteiro por Se a Rua Beale Falasse, que também candidatou Regina King a melhor coadjuvante.

Concorrem a melhor animação - Os Incríveis 2, Ilha dos Cachorros (de Wes Anderson), WiFi Ralph - Quebrando a Internet (cujos diretores estarão no fim de semana na Comic Con), Mirai e Homem-Aranha no Aranhaverso.

Os selecionados para filme estrangeiro são - Cafarnaum, de Nadine Labaki, do Líbano; Roma, do México, que deve ganhar; o alemão Never Look Away; o belga Girl; e o japonês Assunto de Família, de Hirokazu Kore-eda, que já venceu a Palma de Ouro, em maio.

Leia também:

"Pantera Negra" faz história ao concorrer a melhor filme no Globo de Ouro

Televisão