CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Rolling Stones param de tocar 'Brown Sugar' por ter referências à escravidão

Keith Richards afirmou que “estão tentando enterrar” a música; saiba mais

O Liberal

A banda Rolling Stones vive um momento delicado. Depois da recente ausência pela morte de Charlie Watts, célebre baterista da banda e um de seus membros originais, agora o politicamente correto chega ao ponto de retirar de sua lista de músicas Brown Sugar, uma das composições mais famosas do grupo, emblema do som e da irreverência da formação de rock mais importante do planeta.

A notícia veio à tona por meio de uma entrevista com os integrantesdos Stones publicada pelo jornal Los Angeles Times. Quando lhes perguntaram por que deixaram de tocar Brown Sugar no repertório da atual turnê pelos Estados Unidos, Keith Richards não pôde evitar a resposta. “Vocês não perceberam que essa música fala dos horrores da escravidão? Estão tentando enterrá-la. Por enquanto, não quero ter problemas com toda essa merda, mas espero que possamos ressuscitar essa beleza em toda a sua glória nesta turnê”, disse o guitarrista, que não se mostrou muito de acordo com a decisão. Logo depois, Mick Jagger, sempre mais correto e com uma visão empresarial sobre o grupo acima da brejeira e despreocupada de Richards, afirmou: “Tocamos ‘Brown Sugar’ em todos os nossos shows desde 1970, e às vezes dizemos: ‘Vamos retirar [essa canção] e ver que acontece’. A lista de músicas para uma turnê em estádios é complicada.’”

Os Stones tiveram que fugir do deserto californiano de helicóptero ante os distúrbios ocasionados pelos Hell’s Angels, contratados pela banda como seguranças e que mataram um jovem negro a punhaladas. Foram as palavras de Keith Richards que deixaram entrever que o grupo não quer problemas com a cultura do cancelamento em sua atual turnê No Filter, um espetáculo itinerante pelos EUA que foi lançado em 2017, mas precisou ser suspenso devido à pandemia. Foi retomado no mês passado para oferecer os últimos 13 shows.

Brown Sugar é uma das músicas mais polêmicas dos Stones. Sua letra reúne uma miscelânea de imagens polêmicas ao se referir à escravidão, ao estupro, ao machismo, à violência e às drogas. De fato, a letra alude de forma direta à tortura e à exploração sexual à qual foram submetidas as mulheres afro-americanas nas plantações de algodão. “Barcos negreiros na costa de ouro com destino aos campos de algodão/Vendidos no mercado na cidade de Nova Orleans/Velhos traficantes de escravos com cicatrizes sabem que estão fazendo isso bem/Ouça-os açoitando as mulheres ao redor da meia-noite”. 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA