CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Referência do carimbó: Mestre Damasceno será homenageado pela Paraíso do Tuiuti do Rio de Janeiro

O artista paraense se encontrou com representantes da escola de samba para acertar os detalhes da sua participação

Thainá Dias

De grande representatividade para a cultura paraense, o compositor Mestre Damasceno, referência do carimbó e das toadas de boi, será o homenageado da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti, do Rio de Janeiro. O artista paraense se encontrou no último final de semana com os responsáveis pela escola de samba para acertar os detalhes da sua participação.

Segundo o produtor cultural e fonográfico do Mestre Damasceno, Guto Nunes, “quando nosso mestre soube da atitude da escola de homenageá-lo foi um sentimento de muita emoção. Confirmamos tudo depois de todas as etapas cumpridas, da escolha do enredo e de todos os detalhes. Esse anúncio foi feito para ele e para um público quando que estava em Salvaterra em um Festival Marajoara de cultura amazônica. Então foi mais emocionante ainda pois ele foi ovacionado”, relatou.

VEJA MAIS

image Mestre Damasceno canta as toadas do 'Búfalo-Bumbá' em live
A transmissão será ao vivo, pelo Facebook, neste sábado, 12

Guto ressaltou ainda que “é uma representatividade sem tamanho para a cultura paraense, o que ele faz não é só para seu munícipio natal. Há muito tempo ele já internalizou que ele precisa continuar fazendo o que ele faz de melhor, que é a arte. Hoje colhemos frutos de um trabalho feito com muito amor e carinho. Ele é incansável. Estamos inclusive finalizando um novo trabalho dele, produzido pelo Léo Chermont.  O enredo da escola fala sobre o búfalo bumbá, é o que leva nosso mestre até a Sapucaí. Estamos torcendo muito para que a Tuiuti seja a grande campeã e nosso mestre ocupe o lugar que ele merece”, destacou.

“O público pode esperar muita alegria desse carnaval, por onde ele passa, ele deixa essa energia boa. Para onde ele vai, todos ficam felizes. Apesar da deficiência visual dele, ele é muito sensível para criar, para sentir o público. Ele não força nada, ele cria naturalmente as músicas, essa arte vem de berço. É muito importante o público paraense dar essa força para ele, até mesmo ouvir as músicas pelas plataformas digitais, seguindo o artista nas redes sociais. Já tivemos encontro com o pessoal da escola de samba, que aconteceu no Espaço Cultural Apoena. E foi bem produtivo. Queremos ampliar ainda mais a rede de contatos dele para levar sua arte além das fronteiras. Queremos que o Mestre Damasceno seja reconhecido um ícone do seu estado como ele merece. Estamos muito felizes com essa notícia”, concluiu o produtor do artista.

Mestre Damasceno afirma que seu grande sonho é manter o ritmo vivo através das gerações futuras. “Meu grande sonho, o que me motiva é que crianças possam surgir como mestres da cultura popular do nosso estado. A minha esperança é quando vejo futuros mestres da cultura popular surgir, pois a sabedoria vai dar continuidade a essa cultura”, afirmou.

Para João Vitor Araújo, carnavalesco do Paraíso do Tuiuti ao lado de Rosa Magalhães, "a escolha surgiu durante a nossa pesquisa sobre a Ilha do Marajó. Fomos achando várias referências sobre os búfalos, quando nos deparamos com a história emocionante do Mestre Damasceno. Histórias, personagens como Mestre Damasceno merecem ganhar o país, o mundo. Todos precisam conhecer essa história que, por muitas vezes, não chega ao grande público. O Mestre Damasceno é um ícone da cultura brasileira. A sua expressão, filho de índio com escravo, é a essência do nosso país. Quando ele cria o búfalo bumbá, misturando folguedos, levando para as ruas do Marajó, encantando crianças, jovens, adultos… Isso é de uma singularidade, de uma poesia encantadora. Podem esperar todo esse colorido na Avenida", destacou.

Marajoara, quilombola, fazedor de cultura afro-indígena e autor de mais de 400 composições. Mestre Damasceno Gregório dos Santos é uma enciclopédia cultural que expande as fronteiras levando o Pará avante. Apesar de ter ficado cego aos 19 anos, o mestre é um artista multi e não deixou de dar continuidade em suas atividades. 

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Paraíso do Tuiuti é uma escola de samba sediada no município do Rio de Janeiro. Teve origem no Morro do Tuiuti, situada no bairro de São Cristóvão. Estava sediada, até 2010, no mesmo bairro, próximo ao Campo de São Cristóvão, mas perdeu sua quadra nesse ano, para dar lugar a uma unidade da Rio Luz. A Estação Primeira de Mangueira é a escola-madrinha da Paraíso do Tuiuti. As escolas têm ligação por serem de morros vizinhos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA