Projeto cultural oferece cursos para jovens de baixa renda
Projeto MOA vai oferecer cursos nas áreas de Produção de Áudio e Produção Cultural; Inscrições já estão abertas

O projeto cultural MOA vai oferecer dois cursos livres nas áreas de Produção de Áudio e Produção Cultural para jovens de baixa renda entre 18 e 29 anos, moradores dos bairros Jurunas, Guamá, Condor, Cremação e Terra Firme, havendo um percentual mínimo de 50% de mulheres. O edital para o processo seletivo já está aberto e disponível na página do projeto (www.facebook.com/moacentromusical). As inscrições vão até o dia 31 de maio e deverão ser feitas presencialmente na Escola de Música da UFPA (EMUFPA), que é parceira do projeto.
O MOA é um projeto de formação na área de produção musical com o uso de tecnologias digitais para jovens da periferia de Belém. O nome do projeto foi dado em homenagem a Romualdo Rosário da Costa, conhecido como Mestre Moa do Katendê, que foi compositor, percussionista, artesão, educador e mestre de capoeira brasileiro. Trata-se de um projeto cultural de relevância social coordenado pelos artistas e professores Rebecca Braga e Giancarlo Frabetti, e que e conta com apoio financeiro da Fumbel e da Proex/UFPA.
O projeto atualmente se desenvolve numa parceria entre a UFPA, por meio da Faculdade de Ciências Econômicas (Facecon) da Escola de Música (EMUFPA), e a produtora independente Braçal Discos. Os recursos financeiros do projeto foram obtidos por meio do Edital “Projetos Culturais de Relevância Social” da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (Proex).
O objetivo do MOA é o de viabilizar o acesso de jovens das periferias ao conhecimento técnico e aos meios materiais de produção musical, visando contribuir para a inclusão social e a elevação da autoestima e o fortalecimento de cadeias produtivas culturais ligadas a formas populares de expressão artística.
Serão oferecidos dois cursos entre os meses de agosto e novembro de 2019, com 10 vagas para cada um, nas áreas de Produção de Áudio (gravação, mixagem e masterização) e Produção Cultural (gestão de projetos, identidade visual e gerenciamento de mídias sociais). Ao final desse período, os alunos de cada curso vão se juntar em grupos de trabalho para produzirem e lançarem, ao todo, 10 singles de artistas ou grupos musicais ligados à cultura popular dos mesmos bairros.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA