Programação celebra a cultura francófona ao redor no mundo
Aliança Francesa de Belém inicia nesta quarta o Mês da Francofonia, com atividades que valorizam as culturas ligadas a língua francesa

A cultura francófona que vai vai além dos países europeus. É o que o público poderá encontrar na programação especial do Mês da Francofonia, realizado pela Aliança Francesa de Belém. O evento inicia nesta quarta-feira, 13, e vai até 30 de março, oferecendo muitas atrações culturais, entre atividades gratuitas e pagas.
Este ano o evento traz como tema condutor “Mulheres à frente”, dando destaque para debates sobre questões de gênero e empoderamento feminino. A programação será aberta pelo festival de curtas-metragens “Fête du Court Métrage”, que pela primeira vez terá exibições gratuitas em Belém.
Nesta terça-feira as crianças e adolescentes ganham uma sessão especial para elas, às 16h30; mais tarde, às 18h30, serão exibidos curtas inéditos sobre os 50 anos do Grupo de Pesquisa e de Ensino Cinematográfico (Grec), criado por Jean Rouch em 1969; a atividade terá ainda um bate-papo com a cineasta paraense Jorane Castro (Para Ter Onde Ir), e mediação da produtora cultural Lorena Montenegro.
A gerente cultural da Aliança Francesa, Dominik Giusti, explica que o evento é uma celebração à língua francesa, idioma falado nos cinco continentes, e ocorre com apoio da Direction des Affaires Culturelles da Guiana (DAC-Guyane), Institut Français, Delegação Geral das Alianças Francesas no Brasil e Pró-Reitoria de Extensão (Proex-UFPA) e parceria da Fundação Cultural do Pará (FCP) e curso de Graduação em Francês da UFPA.
“Esse evento foi criado na década de 1970 pela Organização Internacional da Francofonia, e é realizada no mundo inteiro por instituições ligadas a cultura francófona. Como em Belém a Aliança Francesa também é uma instituição que promove um diálogo com a cultura local, reunimos outras instituições para promover o evento”, destaca.
Outro objetivo do evento é divulgar a cultura francófona ligada não apenas a França, mas a todos os países que tem o francês como uma de suas línguas. “Não se fala francês apenas na França, mas na África, Canadá e diversos outros países. Segundo a Organização Nacional da Francofonia são mais de 300 milhões de francófonos no mundo, e a maioria se encontra na África, onde estão 55% dos falantes”, justifica Dominik.
A cultura africana, inclusive, tem forte presença dentro da programação. No dia 19, o “Fête du Court Métrage” terá exibições com temas que versam sobre esporte, linguagem e a Cinemateca Africana. Serão duas sessões: às 14h30, no auditório do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA; e às 18h, na Faculdade Estácio FAP. Entre os dias 14 e 19/03 também haverá exibições no Cine Líbero Luxardo (Centur), sempre às 16h.
Um dos ápices da programação ocorre no dia 20, quando também é comemorado o Dia Internacional da Francofonia. O prédio da Aliança Francesa Belém recebe um show da artista Emmelyne Octavie, da Guiana Francesa, às 18h30. A entrada é franca e o espetáculo terá ainda a participação da rapper paraense Shaira Mana Josy.
Shaira, que também integra o projeto Slam Dandaras do Norte, conta que a apresentação terá formato de slam, uma competição de poesias diferente das batalhas de rap, pois se caracteriza de poemas previamente escritos e memorizados.
Sobre a participação junto a Emmelyne, Shaira diz: “Fiquei muito feliz com o convite, porque assim como eu, ela é uma mulher negra, e a gente vai poder interagir e trocar experiências. Eu tive a oportunidade de conhecer o trabalho que ela desenvolve, e dá para ter uma ideia da performance dela e o que ela faz com literatura. Acho que antes de tudo é um encorajamento da mulher para utilizar a poesia como ferramenta de resistência, e com isso trazer nossa vivência em formato de poesia”.
Emmelyne chega a Belém no dia 18, para ministrar uma oficina de de poesia e slam. Ela também apresenta o espetáculo “Battements de Mots” no dia 22, no Teatro Waldemar Henrique. Os ingressos custam R$ 20, com entrada gratuita para estudantes, artistas e pessoas maiores de 60 anos.
A programação do Mês da Francofonia segue até o dia 30 de março, e inclui ainda o encontro “Francofonia, um mundo em Belém”; o ateliê “Queijo e Vinho & Champagne e Espumante”, com o professor e produtor de vinhos Ronan Karrest; e um diálogo sobre Filosofia e Feminismo com o professor Maxime Rovere (PUC-RJ). A programação completa está disponível no site www.afbelem.com.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA