CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Plataforma 'Bossa Criativa' apresenta especiais de música paraense

Andréa Pinheiro, Paulo José Campos de Melo, Arthur Nogueira, Pedrinho Cavalléro, Olivar Barreto, Márcio Farias e Jacinto Kahwage se apresentam em pocket shows gravados em vídeo.

Enize Vidigal
fonte

Músicos paraenses estrelam os especiais “Pará Musical I e II” da plataforma “Bossa Criativa – Arte de Toda Gente”, uma ação da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 30 de junho, a plataforma vem disponibilizando conteúdo digital de diversas expressões artísticas de vários cantos do Brasil. Andréa Pinheiro, Arthur Nogueira, Pedrinho Cavalléro e Olivar Barreto são alguns dos paraenses que levaram a música regional para essa janela nacional da cultura popular.

“O Bossa Criativa é um projeto de música e arte integrados, que envolve artes cênicas, teatro, dança, circo, artes visuais, literatura, ações de economia criativa e, eventualmente, também gastronomia”, explica o coordenador-geral Maestro Marcelo Jardim.

O projeto foi inicialmente lançado para desenvolver ações de arte e cultura em cidades do patrimônio histórico mundial, mas foi adaptado ao meio digital devido à pandemia e, com isso, as ações passaram a abranger todo o país.

O conteúdo da plataforma abrange vídeos de pocket shows e de oficinas e cursos e também entrevistas em live sobre assuntos diversos. Tudo é disponibilizado gratuitamente para o público de casa, no endereço bossacriativa.art.br. Já os artistas, que foram imediatamente prejudicados pelo isolamento social, com a suspensão dos espetáculos, são remunerados pelo trabalho publicado no Bossa Criativa.

“Convidamos artistas de referência, não apenas nacional, mas que tenham grande vivência da realidade local”, conta Jardim. Foi assim que Andréa Pinheiro chegou ao projeto, levando o show de voz e piano no duo com o maestro Paulo José Campos de Melo para o Pará Musical I, do Bossa Criativa.

A dupla paraense passeia por clássicos de Paulo André e Ruy Barata, “Pauapixuna”; do Maestro Waldemar Henrique, “Suave Spleen”; e “Círios”, de Vital Lima e Marco Aurélio; além de “Dançando sobre as telhas”, de Allex Ribeiro, novo nome da cena musical regional; e “Cantiga de Amar n 5”, parceria de Campos de Melo com o poeta João de Jesus Pares Loureiro. “Escolher um repertório de autores paraenses para um pocket show de 30 minutos é um desafio, pois tem tantos compositores maravilhosos na nossa região”, destaca Andrea.

Pará Musical II levou ainda mais paraenses para o Bossa Criativa. “Toquei ‘Era só você’, uma composição minha que gravei no álbum ‘Rei Ninguém’, e ‘Ave do Amor’, a canção que Ava Rocha e eu fizemos e que a Fafá de Belém gravou no álbum ‘Humana’”, conta Arthur Nogueira, que abre o especial.

“Eu cantei duas músicas, sendo uma minha e do Eliakim Rufino que fala sobre a questão do homossexual, chamada “Diferente”, e a outra foi “Pretexto”, parceria minha e do Jorge Andrade”, conta Cavalléro, que se apresenta e seguida. Já Márcio, canta as autorais “Maracatu” e “Escafandro”.

Enquanto Olivar se apresenta em duo de voz e piano com Kahwage entram em cena com as canções “Cobrindo o Sol”, de Guilherme Coutinho e Luiz Otávio Barata, e “Merenguêra”, de Walter Freitas. “Cobrindo o Sol é do final dos Anos 60, do Guilherme Coutinho (falecido), que era um compositor de vanguarda, que acho linda e foi interpretada por um dos maiores cantores que a gente teve no estado do Pará, Walter Bandeira”, conta Olivar.

“A gente vive um momento muito desafiador, sobretudo para a música independente”, conta Arthur Nogueira. “Os últimos meses foram de buscas por maneiras de não parar de continuar trabalhando, afinal, é uma cadeia produtiva muito grande que depende dos shows. Esse foi um dos eventos on-line que participei com outros artistas do Pará, que foi importante, que deu um gás num momento complexo da pandemia”.

A Bossa Criativa já envolveu 200 artistas nos vídeos publicados, ofereceu 25 cursos on line com cerca de 300 vídeo-aulas, cerca de 40 pocket shows, mais de 100 mini-documentários.

Entre os cursos e oficinas disponíveis estão: Captação de Recursos, Gestão Criativa, Produção Cultural, Ator no Solo Narrativo, Visitando Danças Brasileiras, Educação Musical e instrumentos, como cavaquinho, bandolim, violão e violão de sete cordas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA