Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz apresenta musical na Basílica de Nazaré

A obra é do Padre José Maurício Nunes Garcia, com a regência do maestro Matheus Avlis de Souza

O Liberal

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresentará hoje a obra musical "Missa de Santa Cecília", de autoria do Padre José Maurício Nunes Garcia com a regência do maestro Matheus Avlis de Souza, a partir das 20h na Basílica Santuário de Nazaré com entrada franca. A apresentação do comprovante de vacinação e o uso de máscaras serão protocolos sanitários obrigatórios. Não haverá distribuição de ingressos, mas o acesso será limitado à capacidade máxima da igreja. O público também poderá acompanhar a apresentação com transmissão ao vivo pela TV Nazaré. 

A obra “Missa de Santa Cecília” ficou conhecida assim pelo fato de ter sido uma encomenda da Irmandade de Santa Cecília para a festa da padroeira dos músicos. Inicialmente, foi publicada com o título "Missa com grande Orquestra Composta pelo Pe. José Maurício Nunes Garcia no Ano de 1826". O Padre José Maurício foi descendente de escravos e viveu durante um período de grandes mudanças políticas, sociais e culturais. Sua obra carrega a devoção dos cânones da música eclesiástica somada às influências do Classicismo de Haydn e Mozart, ao acento mundano e volátil da ópera de Rossini e às centelhas da pujança de Beethoven. 

Segundo o maestro Matheus Avlis, “o Padre José Maurício, talvez seja o principal compositor do que na história da música do Brasil chamamos de período colonial brasileiro. O músico só é feliz fazendo música, então a pandemia inviabilizou essa questão. Poder voltar agora, com todos os cuidados possíveis, mas fazendo nossa arte é sensacional”, destacou o maestro.

Matheus não escondeu a admiração que tem pela Basílica de Nazaré. “Eu me inspiro muito com o local que toco, é um conjunto das artes. Poder fazer minha arte em uma arquitetura tão linda não tem preço, vai ser um momento maravilhoso de arte e espiritualidade”, concluiu o maestro.

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) será regida pelo Maestro Matheus Avlis de Souza, com participação de Lys Nardoto, Silvio Rodrigues, Antônio Wilson e Idaías Souto como solistas. Juntos, apresentarão a seleção de movimentos, "Laudamus" (soprano); "Domine Deus" (quarteto vocal); "Qui Tollis" (tenor solista e coro); "Quoniam", (baixo solista); "Et incarnatus" (vozes solistas e instrumentos de madeira);  "Benedictus" (quarteto solista) e "Agnus Dei" (vozes evocando anseios de paz).

 

Agende-se

Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz apresenta musical musical "Missa de Santa Cecília" na Basílica de Nazaré

Data: 10/12

Hora: 20h

Local: Basílica Santuário de Nazaré (Av. Nª Sra. de Nazaré, 1300 - Nazaré)

Informações ao público: (91) 4009-8404

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA