CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Terça-feira Gorda': Círio terá edição do Baile das Sereionas

O show de ativismo feminista e negro levanta a temática dos corpos livres do padrão com alegria e respeito.

Enize Vidigal O Liberal
fonte

O Baile das Sereionas, que surgiu como bloco de carnaval em Belém, ganha a edição de Círio intitulada “Terça-feira Gorda”, no Black Star House, nesta terça-feira, 5, a partir das 19 horas. O coletivo feminista negro que trata da temática Corpo Livre (corpos fora do padrão) vai reunir várias artistas, como a banda Matricária com participação das Mcs Amanda Braba e Agatha Sou, da cantora Thaís Batista, da DJ Carol Pabiq Ananindeusa Afroamerindia e a seleção de músicas da modelo pluz size Tuanne Valente.

“O público pode aguardar uma sonoridade ativista e dançante na pista”, avisa a produtora cultural Roberta Brandão, vocalista da Matricária. O show será a oportunidade do encontro, após longa pausa imposta pela pandemia, bem como a prévia para o novo projeto das Sereionas, que aprovaram na Lei Aldir Blanc a 1º web programa Corpo Livre da Amazônia, composto de três episódios, que deve ser lançado em novembro.

O repertório reúne músicas feministas nos ritmos do funk, samba e carimbó, como a versão da cantora baiana Doralicy para “Mulheres”, de Martinho da Vila, as novas autorais “Anel Lunar”, “Abayomi” e “Sereiona”, além de sucessos de Elza Soares. “As Sereionas é baile de carnaval com pegada política, criado há três anos. A Matricária surgiu junto com o baile”, relembra Roberta. Além dela, a banda traz os percussionistas Loba Rodrigues, Camila Rodrigues e Wellington Alemão, o guitarrista e diretor musical Diogo Craveiro e o baixista Pawer Martins.

As gêmeas Amanda Braba e Ágatha Sou, rappers, poetisas e compositoras do bairro do Tapanã, que possuem carreiras solo, irão apresentar juntas músicas autorais como “Pretas do Pote”, “Corpo Fechado”, “Madrugada” e a nova “Enxame”. “A Amanda começou primeiro (a carreira) e ela me incentivou porque eu gostava de fazer poesia”, recorda Ágatha. “A gente sempre fala dos corpos padronizados em nossas letras”. Amanda convidou a irmã e a Yara MC, de Ananindeua, para juntas montarem uma banca de mulheres pretas do rap, chamado “Da Bruxa Clan”.

A DJ Ananindeusa promete um set entre o lounge e o baile suave. Ela espera que a noite seja “um encontro de pessoas lindas, vibrantes, potentes e conscientes da importância da identidade e integridade de ser um sujeito ativo, criativo, crítico e que festeja na sociedade, no universo. Até mesmo porque também se faz evolução com alegria, dança, música e qualquer outra forma de expressão artística”, afirma.

Já a ativista Thaís Batista, que já atuou como modelo pluz size, recentemente lançou carreira de cantora na noite paraense e vai estar no palco do “Terça-feira Gorda”. Enquanto Tuanne Valente , modelo e empreendedora do ramo plus size, pioneira no movimento Corpo Livre em Belém, vai apresentar um set repleto de influências anos 90. “O mercado corpo livre ainda precisa amadurecer muito, as pessoas ainda não entendem o que significa, e é mais simples do que elas imaginam, é só respeitar o próximo e viver com leveza. Ser convidada pro Sereionas me causa muita felicidade, não é sempre que temos um espaço aberto como esse uma mulher preta e gorda, mesmo sendo ele nosso de direito”, destaca Tuanne.

Os ingressos custam R$ 10 na bilheteria. É necessário apresentar a carteira de vacinação.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA