CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

“Sr. Maxixe” é apresentado por Gileno Foinquinos na Praça do Artista

A apresentação, selecionada pelo Edital Pata Livre, da Fundação Cultural do Pará, será nesta quinta-feira, 18, às 20h, na Praça do Artista, no Centur, com entrada franca.

Bruna Dias
fonte

A força da guitarrada cametaense será apresentada nesta quinta-feira (18), no show “Sr. Maxixe”, de Gileno Foinquinos, partir das 20h, na Praça do Artista, no Centur, com entrada franca. Com composições no estilo guitarrada, o músico entrega nesse projeto sua concepção de que o gênero originado na região Norte transpõe as divisas regionais ao estabelecer trocas culturais com outras regiões do Brasil.

“A guitarrada sempre fez parte da nossa cultura em Cametá. Meu pai em 1975, ouvia as rádios das Guianas com programas que tocavam os ritmos latinos, merengue, cacicol, zouk, bolero, entre outros. Isso foi um período de grande aprendizado e sedimentação sobre nossos ritmos para mim”, relembra Gileno Foinquinos.

VEJA MAIS

image Filme paraense é exibido festival internacional
Produção “Uma Escola no Marajó” apresenta a rotina das crianças de escolas em Curralinho

image Projeto de lei cria o Dia Estadual do Digital Influencer
O governo do estado tem até 45 dias para sancionar

As suas vivências e pesquisas sobre a música popular serão refletidas no “Sr. Maxixe”. A sonoridade tropical traz a influência desses ritmos citados por ele, além dos encontrados aqui, no Norte do país: carimbó, lundú, siriá, banguê em uma efervescente mistura musical. O público pode esperar um show completamente versátil e emocionante, que transcende gerações.

“Hoje existem várias propostas sonoras de guitarradas, o rock, o eletrônico. Mas nesse ponto (o paralelo entre as décadas) acho que a grande proposta ainda é as dos Mestres antigos, como o Mestre Vieira, Aldo Sena e Nonato do Cavaquinho, Solano, Barata e Manoel Cordeiro, entre outros”, cita.

Para o “Sr. Maxixe”, o músico será acompanhado por 5 músicos destaques no cenário musical: Celso Vaughan (Piano), César Augusto- Gugu (bateria), Wesley Jardim (baixo), William Jardim (guitarra) e Márcio Jardim (percussão).

“Nosso time está trabalhando muito duro pra esse show acredito que será uma festa maravilhosa, pois o público paraense, além de maravilhoso é merecedor”, disse Gileno Foinquinos.

Guitarrista, compositor e arranjador, diretor musical, Gileno Foinquinos é natural da cidade de Cametá no Estado do Pará, foi lá que ele teve o despertar do interesse pela música aos 6 anos de idade, ao aprender a tocar violão. Influenciado pelo seu pai, que na época era guitarrista, o músico ingressou no Conservatório Carlos Gomes aos 13 anos, onde teve como professores os violonistas Antônio Carlos Braga e o mestre Catiá. Começou a tocar profissionalmente em bandas de baile e 2022integrou a banda Fazendo Arte.

Entre 1994 a 1996 integrou e gravou o primeiro CD da Amazônia Jazz Band, orquestra regida na época por Andi Pereira, integrou também as bandas de música instrumental Pandora e Estado de Espírito.  Gileno também foi responsável pela direção musical da primeira e segunda Bienal Internacional de Música de Belém nos anos de 2002 e 2004.

O músico lançou o primeiro CD de música instrumental (Cacique Camutá), em 1998, em parceria com o baixista Adelbert Carneiro. Logo depois, mudou-se para São Paulo. Atualmente, são nove trabalhos lançados, fonograficamente. Mais recentemente, lançou o EP intitulado "O voo do carapanã", projeto contemplado no edital de música da Lei Aldir Blanc

Agende-se

Show Sr. Maxixe, de Gileno Foinquinos

Data: nesta quinta-feira, 18 de agosto

Hora:  20h

Local: Praça do Artista, no Centur - Av. Gentil Bitencourt, 650 – Nazaré.

Entrada franca.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA