Queen Experience, o maior tributo à icônica banda inglesa, hoje em Belém

No palco, banda e orquestra sob o comando do cantor André Abreu, que reproduz o timbre, o comportamento e o figurino de Freddie Mercury

Enize Vidigal

O espetáculo Queen Experience in Concert é um tributo em super produção à uma das maiores bandas de todos os tempos. Vinte e oito anos após o falecimento do líder icônico Freddie Mercury, o grupo londrino se renova enquanto lenda do rock com o recente filme "Bohemian Rhapsody", que levou meio milhão de fãs ao cinema somente no Brasil, em 2018. O Queen Experience volta a Belém neste domingo, 4, no segundo ano da turnê de sucesso que já foi assistida por mais de 200 mil pessoas nas capitais brasileiras e outros países latinos. Será no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a partir das 18 horas.

No palco, a banda base de rock'n roll acompanhada de orquestra sinfônica e regência de maestro reúne mais de 25  músicos em um show ao vivo sob o comando do vocalista André Abreu, que canta e atua imitando o timbre de Mercury e o comportamento performático dessa estrela com direito a bigode semelhante e figurino cuidadosamente selecionado. "É um show com os sucessos do Queen, que não tem abordagem de peça teatral, mas une o rock a uma experiência de música clássica trazendo a fusão que já existe no repertório do Queen", descreve André em entrevista a O Liberal.
Em relação à vinda anterior a Belém, que ocorreu em três datas, em julho do ano passado, no Teatro Margarida Schivasappa, dessa vez o Queen Experience faz única apresentação em local com capacidade para um público maior. O show também traz pequenos ajustes no repertório e nos arranjos, além de novos cenário e figurino. O repertório continua carregado de clássicos do Queen, como a ópera-rock "Bohemian Rhapsody", "Somebody To Love", "We Are The Champions", "We Will Rock You", "Don't Stop Me Now" e "The Show Must Go On". "Repaginamos algumas coisas. O repertório foi reestruturado e mudamos algumas músicas de ordem. Em relação aos arranjos de orquestra são todos novos". 
O primeiro figurino novo usado por André, no show, é uma réplica da roupa branca que foi usada por Freddie Mercury na turnê realizada de divulgação do álbum "The Works", de 1984, que também foi usado no Rock in Rio, em janeiro de 1985. André troca o figurino pelo da turnê de 1986, em que o astro usou a jaqueta amarela no emblemático show do estádio Wembley, na Inglaterra. E o cenário ganhou uma combinação de painéis e iluminação à altura do som do Queen.

No palco, o cantor que também é fã

image André fez aulas de preparo vocal e corporal para interpretar Freddie Mercury

Mais do que cantar e atuar, André Abreu também é um super fã do Queen e do Freddie Mercury. Para viver o astro no palco, o paulistano teve um trabalho de preparo vocal com Marconi Araújo e de preparo corporal com a instrutora karina Amélia. O objetivo é se parecer com Mercury em todos os detalhes, no espetáculo Queen Experience in Concert. Para isso, não basta falar inglês, cultivar o bigode e vestir o mesmo figurino. É preciso imitar o timbre de voz e as performances dele no palco, bem como o comportamento em shows emblemáticos, o que inclui tocar piano e violão como o líder da banda inglesa.
"Em particular, sempre fui muito fã, apaixonado pela música do Queen e do Freddie Mercury. Era algo que eu já ouvia e consumia desde criança. E calhou da produtora BRZ Produções Artísticas ter esse insight de montar esse espetáculo", conta André Abreu. Foi a partir de postagens despretenciosas na internet, em que o cantor paulista imitava o timbre de Freddie ao tocar canções do Queen no violão, que surgiu o convite para integrar o Queen Experience in Concert. O projeto está no segundo ano de sucesso, sendo considerado um dos maiores tributos Queen das Américas. 
A banda que acompanha André é formada pelos músicos Danilo Toledo (guitarra), Fábio del Popolo (baixo) e Guga Teixeira (bateria), enquanto a orquestra sinfônica é formada de cordas, metais e madeiras. A direção do espetáculo é do maestro Eduardo Pereira. "O Fredie Mercury tinha performance muito enérgica e marcante. Eu falo só falo em inglês no palco para oferecer uma magia aos fãs. O objetivo é trazer experiência de imersão ao público." 
O espetáculo vive da fama do Queen e também o retroalimenta entre os fãs brasileiros, com perspectivas de continuar seguindo esse caminho por um bom tempo ainda. O show atual do Queen Experience in Concert ainda deve circular pelo país até o início de 2020 e, após isso, deverá receber novas mudanças para continuar contagiando a legião de amantes da banda, com nova revisão de repertório, cenário, figurinos e estrutura. O projeto já se apresentou na Argentina, fez uma sequência recente de shows no Chile e tem perspectiva de expandir para além da América Latina.
Trajetória - Formado em canto Popular pela Faculdade de Música de Santa Marcelina, em São Paulo, André Abreu, de 30 anos, coleciona dez anos de carreira profissional na música. Antes do projeto Queen Experience in Concert, ele cantou no "Chorus Brasil", grupo coral de São Paulo, e também em bandas de rock. 

Serviço: 

Queen Experience in Concert
Dia: Domingo, 04
Hora: 18h
Local: Hangar
Ingressos nas Óticas Diniz (Pátio Belém e Rua Santo Antonio, 335) e pelo site entretickets 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA