CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pelé do Manifesto une black music e seu lado romântico em 'Gueto Flow, Preto Show'

Novo trabalho do artista, lançado nesta sexta-feira (27), está disponível nas plataformas de música

Lucas Costa

Nome que despontou das batalhas de MC de São Brás, Pelé do Manifesto lança nesta sexta-feira (27) seu mais novo álbum, “Gueto Flow, Preto Show”. Desta vez o artista dá uma nova identidade a seu trabalho, aliando o rap a toda a identidade da black music brasileira. O disco está disponível em todas as plataformas digitais.

Com 10 músicas no total, o novo trabalho conta com nove composições inéditas e uma regravação: a música “Sou Neguinho”. Trata-se de uma das canções mais emblemáticas da carreira de Pelé, e ganha aqui novos arranjos que a incluem no universo criado para “Gueto Flow, Preto Show”.

“Não tem como ela sair. É uma música que tem um tempo de existência, mas ainda é muito atual mesmo assim. A gente ainda está debatendo esses mesmos assuntos e parece que vai ficar cada vez pior. É uma música que eu quis dar uma nova roupagem, dar uma nova cara, incorporar ela no disco, fazendo esse arranjo meio black music nela”, conta ele sobre a decisão de manter a canção no disco.

Este é o primeiro trabalho de Pelé desenvolvido com patrocínio, já que ele foi aprovado no edital Natura Musical em 2019, por meio da Lei Semear. Ele conta que o objetivo era desenvolver um trabalho que mostrasse suas referências, e como elas resultaram na criação de sua identidade musical. Em “Gueto Flow, Preto Show”, a essência da black music salta a musicalidade, e reflete também em toda a estética criada para o novo trabalho.

“Esse disco é diferente de tudo o que eu já tinha feito nesses 12 anos de rap. Eu quis trazer essa essência black music desde a estética do visual da capa até o vestuário, assim como nas músicas. Eu procurei botar em cada música as minhas influências, exceto em ‘Sou Neguinho’, que é uma música que já tinha. Todas as outras são inéditas e baseadas em outras músicas que influenciaram minha vida ao longo desses 28 anos de idade”, explica Pelé.

O disco namora com os anos 80 e início da década de 90, é por esse motivo que Pelé também mergulha na estética das “camisas meio Will Smith”, como diz ele. As tranças deram lugar ao black power e bigodinho, as cores fortes e o nome do disco também reforçam a identidade desenvolvida em torno de cada detalhe do álbum.

“O disco foi feito com carinho, e foi demorado justamente porque eu estava tratando cada música como um filho único, e fazendo um parto de cada uma com bastante carinho, bastante apreço”, conta.

As referências para o processo de criação de “Gueto Flow, Preto Show” são nomes bastante influentes do rap, de diferentes períodos, como: Tupac, Edi Rock e Rincon Sapiência. Mas foi o álbum “Boogie Naipe”, de Mano Brown, que deu o estalo inicial para o novo trabalho.

“Foi ele que deu o start em mim, e essa ideia de fazer uma parada bem black music. Apesar de meu disco não ser tão black music quanto o do Brown, tem essa pegada e referência, e essas são algumas das influências que esse disco carrega”, conta.

Em “Gueto Flow, Preto Show”, a essência da black music vai além das melodias. Aqui, Pelé apresenta letras mais românticas, uma faceta mais sentimental do artista até então conhecida apenas nos shows mais recentes.

“O black music também é sentimento, é dançar coladinho. No disco tem uma música que chama ‘Sei Lá’, que fala somente sobre sentimento; além de ‘Rotina’, que ali no meio fala sobre isso”, descreve Pelé.

Com produção musical de Marcel Barreto, “Gueto Flow, Preto Show” conta ainda com participações especiais de um time de fortes vocalistas paraenses: Luê, Malu Guedelha e Marisa Brito.

O novo álbum de Pelé do Manifesto está disponível em todas as plataformas de música.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA