CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Minni Paulo lança o primeiro DVD da carreira: "Equilibrium"

Jazz e os ritmos amazônicos estão novo trabalho do instrumentista

Vito Gemaque
fonte

O instrumentista e jazzista Minni Paulo lança nesta sexta-feira, 8, o primeiro DVD da carreira. O trabalho intitulado "Equilibrium" reúne algumas das últimas composições do artista, que fundiu de maneira homogênea o jazz e os ritmos amazônicos.

O lançamento de Minni Paulo contará acompanhamento de Elias Coutinho, Tiago Belém e Robenare Marques, no Teatro da Estação Gasômetro, a partir das 18h30, dentro da programação do Parque Musical, com apoio da Lei de Incentivo Tó Teixeira e Guilherme Paraense.

"Ser originário de uma grande capital Amazônica explica as inspirações urbanas do som, que se mostra cada vez mais como um retrato de uma Amazônia contemporânea, riscada por arranha céus e árvores centenárias", reflete Minni Paulo.

O artista iniciou a carreira na década de 1970 em Belém, como cofundador do grupo de música experimental "Sol do Meio Dia", anos mais tarde saiu de Belém a convite do músico Johny Alf, com quem participou de turnês como baixista. Minni Paulo viveu por muitos anos entre São Paulo e Rio de Janeiro tocando em turnês nacionais e internacionais de artistas brasileiros, entre eles Luis Melodia, Elza Soares, Tim Maia, Zezé Motta, Angela Rôrô, Marina Lima, Jards Macalé, Leny Andrade, Alaíde Costa, João de Aquino, Grupo Índex, Alma Thomas, Nika Stuart e J.J. Jackson.

Nos anos 90, o artista retornou a Belém com intenção de montar o próprio grupo de música instrumental, momento em que criou o "Sociedade Marginal", primeiro grupo instrumental autoral do Pará. O grupo foi o primeiro de muitas formações que contribuíram para o início da cena instrumental na capital paraense com diversas apresentações em teatros e cenas abertas ao ar livre buscando a popularização do jazz na cidade. 

Na segunda metade dos anos 90, Minni Paulo dá inicio à pesquisa para realização do primeiro álbum "Floresta das Chuvas". O disco recebeu elogios da critica nacional, o que o levou a fazer diversos concertos pelo Brasil e Europa e concretizou assim a carreira solo como compositor e instrumentista.

Além disso, Minni Paulo esteve fortemente envolvido com a cena da música instrumental na capital. Em 2003, mesmo ano em que foi premiado no Itaú Cultural, lançou o Baiacool Jazz Festival, o primeiro festival de jazz da Amazônia. No palco do Baiacool se apresentaram grandes nomes da música instrumental nacional e internacional dentre eles Hermeto Pascoal, Marcio Montarroyos, Léo Gandelman, Jeff Gardner, e outros.

Cinco anos depois lançou a primeira casa dedicada à música instrumental na capital paraense, o Baiacool Jazz Club. EM 2009, recebeu o prêmio "Waldemar Henrique" pela importância artística em Belém. Após anos de dedicação no fomento da cultura e da música instrumental no Estado do Pará, um dos últimos trabalhos de Minni Paulo foi o álbum "Voar" gravado em 2015 e 2016 entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Belém.

Serviço:
Show de lançamento do DVD "Equilibrium"
Data: sexta-feira, 8, às 19h
Local: Teatro da Estação Gasômetro
Ingressos: individual R$ 20; ingresso + DVD R$ 50

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA