CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Em Belém, concerto pelos 150 anos da Sergei Rachmaninoff terá pianista premiado internacionalmente

O espetáculo da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz traz como solista o curitibano Estefan Iatcekiw, revelação pianística.

Enize Vidigal
fonte

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresenta nesta terça-feira, 28, o concerto em homenagem aos 150 anos de nascimento do compositor russo Sergei Rachmaninoff, muito influente na atualidade. O solista de uma das peças será o pianista curitibano Estefan Iatcekiw, de apenas 19 anos. O concerto será realizado no Theatro da Paz, às 20h, sob a regência do maestro Miguel Campos Neto. A entrada é franca.

A música erudita de Rachmaninoff recebeu influências dos Estados Unidos, para onde o músico emigrou e teve o talento reconhecido ainda em vida. Ele foi compositor, regente e solista de orquestras, além de ter realizado apresentações solo. Segundo Miguel Campos Neto, Sergei foi um pianista virtuosíssimo que “compôs largamente para orquestra sinfônica, compôs obras dramáticas, e se desassociou da imagem do pianista compositor, simplesmente”, destaca.

O solista de carreira internacional, Estefan Iatcekiw é considerado uma revelação do cenário pianístico brasileiro. Ele veio a Belém especialmente para esse concerto. “Amei a cidade, o povo acolhedor e o incrível Theatro da Paz, que se equipara a qualquer teatro grande da Rússia e da Europa, de tão boa qualidade acústica, tão boa qualidade de instrumentos e tão agradável para o pianista tocar e se apresentar“, comemora.

O repertório do concerto “Sesquicentenário de Rachmaninoff” traz o ‘Concerto nº 3’, considerado uma das obras mais difíceis escritas para piano; e o popular ‘Concerto nº 2’, trilha sonora do filme “O Espelho tem duas faces”, de 1996, de Barbra Streisand. Essa segunda obra reúne três movimentos em rica orquestração e harmonia, na qual as melodias se entrelaçam com a próxima frase musical, num estilo de composição de frases longas e passionais.

Segundo o maestro, Estefan Iatcekiw é considerado um intérprete muito importante desse compositor. “A obra de Rachmaninoff é envolvente, passional e muito melódica, que desperta uma reação visceral no público. Também pode-se esperar uma demonstração de virtuosismo no piano, pois devido à dificuldade do concerto e à expertise, nível técnico e musical do nosso solista, o público pode esperar ‘fogos de artifício musicais’ saindo dos dedos de Estefan”, destaca.

Solista

Aclamado pelo público e pela crítica, Estefan Iatcekiw coleciona prêmios no Brasil, Alemanha, Hungria, Portugal, Espanha e Rússia. Ele iniciou os estudos de piano aos cinco anos de idade e, aos 15 anos, foi um dos primeiros estudantes com essa idade a ser aceito no Conservatório de Moscou Tchaikovsky, na classe de bacharelado em piano.

Iatcekiw já se apresentou em grandes salas de concerto nacionais e internacionais, atuou como solista de grandes orquestras sob a regência de renomados maestros. Atualmente, ele é professor de música e atua em masterclasses de piano no Brasil e na Rússia. Ainda, é vice-presidente do projeto social que apoia jovens talentos na música clássica, denominado “Bolsa de Estudos Musicais Estefan Iatcekiw”.

O concerto é promovido pelo governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).

Agende-se:

Concerto “Sesquicentenário de Rachmaninoff” da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz

Dia: Terça-feira, 28

Hora: 20h

Local: Theatro da Paz (Rua da Paz, s/n, Praça da República, Campina)

Ingressos podem ser retirados no site ticketfacil.com.br a partir das 9h da manhã ou na bilheteria do teatro a partir das 18h. Limite de dois ingressos por CPF.

Gratuito

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA