Paraenses são finalistas no 'Music Video Festival', em São Paulo

Rodrigo Leão (RMS) e Lucas Mariano (Luska) criaram a arte do videoclipe remixado “Xirley”, da cantora Gaby Amarantos, e são finalistas na categoria “Melhor Visualizer”

Juliana Maia
fonte

Rodrigo Leão (RMS) e Lucas Mariano (Luska) são finalistas na categoria "Melhor Visualizer", no "Music Video Festival". O evento celebra o videoclipe como obra de arte e fará a cobertura completa do prêmio nos stories do Instagram, amanhã (30). Representando uma festa de tecnobrega versão futurista, os artistas paraenses criaram a arte e vídeo que ilustram a capa do videoclipe "Xirley (Remixada na Calcinha)", de Gaby Amarantos com participação de Majur e Johnny Hooker.

VEJA MAIS

image Grafiteiro paraense fala sobre inspiração usada para ilustrar novo remix de Gaby Amarantos
Rodrigo Leão, de 26 anos, é natural de Belém e foi convidado por funcionário da cantora paraense para participar da produção visual do remix de “Shirley”

image Artistas da música paraense compartilham expectativas para o Tecnobrega em 2024
Aparelhagens de som e o ritmo “brega”, do qual se originou a vertente, foram declarados como patrimônio cultural imaterial do Estado do Pará

image RBD revela seus cantores brasileiros favoritos, incluindo dois paraenses; vídeo
Christian Chávez, Maite Perroni e Christopher Uckermann revelaram seus gostos musicais e destacaram a música paraense

Esta é a primeira vez que o ilustrador Rodrigo concorre a um prêmio. Ele viajou para São Paulo, onde aguarda o resultado. Para o artista, é uma honra fazer parte de um momento considerado histórico em um prêmio com alcance nacional e internacional. O convite para assinar as ilustrações surgiu a partir de Luska, co-criador do videoclipe, que conhecia seu trabalho e o apresentou para Gaby Amarantos.

"Ele [Luska] já vem trabalhando com a Gaby em parcerias há alguns anos. Ele respondeu um story meu no Instagram, estava elogiando o fato da Gaby trabalhar e impulsionar também artistas jovens paraenses nos shows e clipes dela. Alguns dias depois, ele entrou em contato para avisar que mostrou meu trabalho e eles gostaram muito e toparam que eu fizesse a capa do primeiro single que sairia do EP 'PiraruCool', com remixes de músicas selecionadas dos álbuns que ela já lançou", conta.

O ilustrador já conhecia a premiação, mas não sabia da existência da categoria que contempla seu trabalho. Para ele, a chance de ultrapassar as barreiras regionais e ser divulgado em outro estado é algo marcante, além de precioso, por ser um trabalho realizado para uma artista que ele admira e acompanha desde a infância.

image Atualmente com 27 anos, o paraense tem afinidade com a arte desde a infância e começou a aprofundar os estudos em desenhos quando tinha oito anos (Foto/Carmem Helena/O Liberal)

"Tive em todo momento a sensação de ter algo muito simbólico em mãos, até porque 'Xirley' é um marco na carreira da Gaby quando tava expandindo a participação dela no cenário nacional. Eu lembro muito bem que fiquei impactado de ver ela alcançando os lugares e levando o tecnobrega junto. O remix, apesar de recente, traz essa memória à tona. Acho que tudo isso reflete no resultado e reconhecimento, afinal foi um trabalho com valor simbólico enorme para todos nós envolvidos. O sentimento é de validação", comemora.

Criação

Primeiro, o ilustrador focou na capa do videoclipe, pensando em características que representassem a identidade de Gaby, Johnny Hooker e Majur, os artistas presentes. Depois de chegar ao resultado esperado, em conversas com Gaby e as equipes dos outros cantores, Rodrigo foi chamado para ilustrar as outras imagens que passariam ao longo do vídeo, com um roteiro criado por ele e por Luska.

image Ilustração do clipe "Xirley", embalado pelas vozes de Gaby Amarantos, Majur e Johnny Hooker (Foto/Instagram/Rodrigo Leão)

"A capa (e o clipe) precisavam refletir a sensação vibrante, o clima de festa, tecnobrega futurista do remix. Escutei várias vezes, pesquisei referências minhas e da internet. Trouxe uma ideia de 'retrô futurista' para o trabalho, como os anos 80 pensavam o futuro, e isso se refletiu nas roupas, cenários e misturei coisas nossas com referências clássicas da ficção científica, como o laboratório com maquinário de aparelhagem, vitória régia alienígena, o Johnny fazendo referência direta à Akira (animação japonesa clássica) e o Dr. Manhattan de Watchmen versão punk."

Gaby diz que a melhor palavra para definir o momento é felicidade. A artista acredita que a indicação vai beneficiar muitas pessoas envolvidas na arte. Ao conhecer o trabalho do ilustrador de 27 anos, a intérprete de "Xirley" ficou impressionada pelos detalhes do traço de Rodrigo, o talento e a história do jovem.

"Tenho muita alegria em ser essa plataforma para mostrar o talento de outras pessoas. Eu agradeço muito a todas essas pessoas incríveis. Em todos os trabalhos, a gente busca ter profissionais que sejam paraenses, para a gente poder mostrar o talento. O Rodrigo faz parte de uma cena muito pulsante, periférica, negra, extremamente inteligente e antenada em tudo de incrível que está acontecendo", conta a cantora.

Assista ao clipe:

(Juliana Maia, estagiária sob supervisão do Coordenador do Núcleo de Cultura de Oliberal.com , Abílio Dantas)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA