CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Arraial do Pavulagem faz live com Fafá de Belém, Nilson Chaves e Márcio Jardim

Encontro, que tem como tema #VivaMestres, rende homenagens e visa arrecadar doações para os músicos em meio à pandemia

Ana Carolina Matos

"O Arraial do Pavulagem não é uma banda. Não é só um boi que tá na rua. É um legado", declara de forma tranquila o cantor e compositor Ronaldo Silva, um dos fundadores do Arraial do Pavulagem. Com uma trajetória de mais de 30 anos, o grupo tem lançado mão de uma programação virtual em meio à pandemia do novo coronavírus. Hoje, 5, será realizado o terceiro show virtual do projeto "Arrastão do Pavulagem, Arraial do Futuro", às 10h.

O público pode acompanhar a live tanto pelo Youtube da banda,como pelo Facebook do grupo e da Equatorial Pará, patrocinadora do projeto, que conta ainda com o apoio cultural da TV Cultura.  

A banda volta a se apresentar na beira do rio e fitas coloridas ao vento com a energia já conhecida do público. A apresentação conta ainda com participações especiais de Fafá de Belém, Nilson Chaves e Márcio Jardim. Também os mestres Zampa (Salvaterra), Tereza Maria (Bragança), Zezinho (Bragança), Edgar (São Caetano de Odivelas), Sebastião Tapajós (Santarém) e Vital, conhecido como o “Engole Cobra” (Cametá). As atrações convidadas participam da apresentação virtualmente, por meio de vídeos gravados em suas respectivas casas com mensagens de esperança e canções para alegrar o público do cortejo virtual.

Este encontro tem como tema a hashtag #VivaMestres, criada para dar apoio aos mestres da cultura popular paraense, que enfrentam dificuldades em meio à pandemia do novo coronavírus que afetou, de forma incisiva, as manifestações culturais em todo o mundo. A iniciativa visa arrecadar doações para os artistas por meio de uma vaquinha virtual, que permanece aberta até dia 13 de julho, neste link. Até o momento, foram arrecadados pouco mais de R$2 mil.

"O grande barato de tudo isso é a gente poder ter mantido a tradição do Arraial mesmo que de forma virtual. Pensamos muito no coletivo e também tínhamos uma preocupação com toda a cadeia produtiva que é o Arraial. Com essas programações, pelo menos esse contato, de certa forma, é sanado. As pessoas estão fazendo oficinas, os brincantes participam das lives e a gente tem promovido discussões sobre a cultura popular", destaca Ronaldo Silva.

Programação

O "Arrastão do Pavulagem, Arraial do Futuro" segue com mais uma live no próximo dia 12 de julho. A quarta apresentação virtual tem como tema o "Brincante do Futuro", que aborda as novas gerações que são formadas dentro do Instituto Arraial do Pavulagem. A atração encerra, ainda, com a "Derrubada do Mastro", que é o fechamento da quadra junina e a renovação do ciclo da cultura popular. As duas primeiras lives podem ser conferidas no canal do Arraial do Pavulagem no Youtube.

"Esse momento trouxe uma reflexão pra gente sobre a necessidade de retomar ligações, discutir a vida no planeta. Realmente, estamos em um momento muito legal do Arraial em que estamos bem ativos nesse período, recontando as histórias, os detalhes desses 33 anos de estrada e pensando nas gerações futuras", pontuou ainda Ronaldo.

A campanha #MarajóVivo - criada a partir da parceria de diferentes instituições, como o Museu Goeldi, o Museu do Marajó e a Irmandade do Glorioso São Sebastião - também continua. A iniciativa formou uma rede de apoio aos mais vulneráveis no combate ao coronavírus, tanto fornecendo informação, como materiais de limpeza, alimentos e renda para as comunidades marajoaras. As doações seguem abertas até dia 13 de julho, neste link.

Batalhão da Estrela

A sede do Instituto Arraial do Pavulagem está fechada por conta da pandemia do novo coronavírus. Por segurança, as oficinas de Dança, Percussão e Artes Circenses também foram suspensas. Assim, quem participou de alguma delas em anos anteriores foi chamado para realizar ensaios virtuais. Foram formados quatro grupos de ensaio e cada um ensaiou duas músicas, através de video-aulas com nossos instrutores. Depois, gravaram em casa sua apresentação, que formou videoclipes exibidos durante as nossas lives. Além de músicas conhecidas, duas inéditas serão apresentadas neste e no próximo domingo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA