CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Museu do Estado recebe exposição sobre a vida e obra de José Saramago

Mostra reúne textos, objetos pessoais e vídeos sobre o primeiro autor em língua portuguesa a ganhar o Nobel de Literatura

Lucas Costa
fonte

Há 20 anos, José de Sousa Saramago se tornava o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Nobel de Literatura, aos 76 de idade. O português que se tornou escritor aos 58 anos, e escreveu obras de influência mundial, é tema da exposição “Saramago - os pontos e a vista”, em cartaz no Museu do Estado do Pará (MEP) até o dia 17 de fevereiro de 2019.

A mostra tem curadoria de Marcello Dantas, e chega a Belém após temporada em São Paulo, com o objetivo de proporcionar ao público uma viagem pelo universo da vida de Saramago. A exposição é baseada na integração de quinze módulos, cada um composto de breves textos explicativos e objetos cênicos que se mesclam com a projeção de vídeos de momentos da vida do escritor, selecionados a partir do acervo de imagens do diretor português Miguel Gonçalves Mendes, que produziu o filme “José e Pilar” após anos de convivência com o casal.

“Normalmente exposições de autores são sobre suas obras, coisas e artefatos. Mas essa é sobre o homem Saramago, porque a figura dele é inspiradora”, explica Marcello Dantas, curador. “A possibilidade de fazer uma exposição em primeira pessoa me fascinou. Então o desafio era fazer com que o foco da mostra fosse o próprio narrador, ele falando sobre ele mesmo. Nos últimos dez anos de vida, o Miguel Gonçalves Mendes ficou filmando muito ele, foram entrevistas, passeios, e isso resultou em um material muito rico em primeira pessoa, que está na exposição”.

Ainda segundo Marcello, “os pontos e a vista” possibilita a percepção do mundo a partir dos pontos de vista de Saramago, e por conta disso, não se apresenta de forma cronológica ou bibliográfica, mas como foco no autor.

“Parte da história do Saramago tem a ver com deslocamentos, tanto de disposições quanto geográficos. Ele escreveu o primeiro livro aos 58 anos, depois de ter sido agricultor, mecânico, jornalista, e ter morado em diversos lugares. É a articulação de um homem comum, porque boa parte da vida ele foi isso, até que um belo dia ele decide se tornar escritor e chega a ser o primeiro e único prêmio Nobel de Literatura em língua portuguesa. E isso era uma improbabilidade enorme, imagina um homem aos 60 anos conseguir se tornar um autor literário tratando de coisas que dizem respeito a todos nós?”, conta Marcello.

A exposição conta com ferramentas tecnológicas, e o curador destaca que MEP possibilitou o melhor aproveitamento do espaço com os elementos da mostra. “O espaço aqui é muito mais legal que o de São Paulo, lembra um pouco Portugal por conta da arquitetura do museu. A gente mudou a leitura também, e ficou bem mais distribuída porque tem mais espaço, e foi possível abordar uma estética de viagem, que tem muito a ver com o Saramago”.

Ao todo, serão aproximadamente 500m² de área expositiva, montada em seis salas do pavimento térreo do MEP. Cada módulo aborda uma dimensão da vida do escritor, como sua visão sobre a vida e a morte, lugares por onde passou e o encontro com a jornalista, escritora e tradutora espanhola Pilar Del Río, com quem se casou em 1988. No espaço destinado à cronobiografia, estarão disponíveis livros para consulta, além de fotos e vídeos, muitos deles também cedidos pela Fundação José Saramago.

Saramago é autor de 20 romances, além de poesias, crônicas, contos e peças para teatro. Ele morreu no dia 18 de junho de 2010, na residência em Lanzarote, nas Ilhas Canárias. “O Saramago me inspirou quando eu fui capaz de entender a biografia dele. Ele encontra o amor de forma tardia, aos 64 anos de idade, em uma mulher 20 anos mais nova que ele, e eu acho isso inspirador porque ele mostra que nunca é tarde para nada, e deixa isso claro para todo mundo com toda a trajetória de vida dele”, diz Marcello Dantas.

Serviço:

Exposição "Saramago - Os pontos e a vista"
Local: Museu do Estado do Pará (Praça D. Pedro II, s/n - Cidade Velha, Belém)
Visitação: de terça a domingo, entre os dias 15 de dezembro de 2018 a 17 de fevereiro de 2019
Horários: De terça a sexta, das 10h às 17h; sábado, domingo e feriados, das 9h às 13h
Entrada franca

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA