Médico e professor Fortunato Athias lança seu segundo livro, 'Histórias da Vida'

Publicação traz relatos de situações testemunhadas ao longo dos 50 anos de exercício da profissão

Lucas Costa

Relatos de fatos cotidianos de mais de cinco décadas de uma vida dedicada à medicina estão reunidos no livro de contos “Histórias da Vida”, do médico e professor Fortunato Athias. A obra será lançada nesta quarta-feira (12), às 18h30, na Estação Saúde Unimed (Rua Manoel Barata, 1508). Na ocasião haverá ainda a participação da soprano Cipriana Catarina, que fará uma homenagem aos professor, médico e filósofo Manoel Ayres.

Este é o segundo livro de contos publicado por Fortunato Athias, médico cirurgião aposentado, que aos 77 anos também é livre docente de clínica cirúrgica da Universidade Federal do Pará. Os textos presentes na obra narram fatos corriqueiros de 37 personagens.

“São textos colhidos na experiência da vida médica e no dia a dia, todos com viés social mostrando as diferenças entre pessoas e classes. Existem ainda duas crônicas sobre a importância das religiões na sociedade, além de uma caricatura contendo um padre, um rabino e um sheik muçulmano”, conta o autor.

O livro de 120 páginas foi editado pela Paka Tatu, e traz ilustrações e caricaturas de J. Bosco. Com histórias bastante ecléticas, os contos passam pelo universo apreendido por meio do contato do médico com os pacientes da comunidade japonesa, até passagens familiares sobre o filho, Miguel, personagem frequente de contos e falas de Athias.

“Por sorte, para a literatura, não existem temas menores ou maiores. Há, sim, o aproveitamento de uma ideia, de uma frase ou de um acontecimento para servir de base à construção do texto”, afirma o líder católico J Carlos, no prefácio.

Sobre o evento de lançamento, Fortunato explica que haverá uma homenagem ao professor Manuel Ayres, por considerá-lo um dos maiores que já atuou na UFPA em todos os tempos. O evento de lançamento tem entrada franca.

Agende-se:
Lançamento do livro “Histórias de Vida”
Data: q
uarta-feira (12), às 18h30
Local: Estação Saúde Unimed (R. Sen. Manoel Barata, 1508 - Reduto)

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!