Livro sobre o programa Catalendas é um dos destaques da II FLIX em Altamira

Evento literário traz como tema este ano as narrativas místicas e fantásticas

Redação Integrada

Começa nesta quarta-feira, 12, no Centro de Eventos de Altamira, a II Festa Literária Internacional do Xingu (FLIX), que este ano traz o tema "Literatura infanto-juvenil: Narrativas místicas e fantásticas" e contará com representantes de quatro países: Áustralia, Chile, França e Portugal. A programação terá debates, painéis, mesas-redondas, apresentações culturais, shows musicais e lançamentos de obras que abordam a temática da literatura mística na Amazônia e região da Transamazônica.

Estão previstos pelo menos 25 lançamentos de livros. Um deles - “O universo encantado do Catalendas”, escrito pela jornalista e professora universitária Jorgelene Santos - terá sessão de autógrafos dia 15 (sábado), no estande da Academia Altamirense de Letras. A obra é resultado da dissertação de mestrado intitulada “A cabeça voadora, a pele de búfalo e a mulher sangrenta: representações e significados do universo encantado do Catalendas, o programa infantil da TV Cultura do Pará”, defendida em 2007, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFPA.

O livro “Universo Encantado do Catalendas” foi lançado durante o X Salão do Livro do Baixo Amazonas, em Santarém. 

 

 

 

 

Editado pela Imprensa Oficial do Estado (IOEPA), em 2017, o livro foi lançado durante o X Salão do Livro do Baixo Amazonas, em Santarém. Ganhou sessão de autógrafos na XXII Feira-Pan Amazônica do Livro, em Belém, e agora terá uma nova, em Altamira, durante a II FLIX.

A obra conta a história do programa Catalendas, produzido e veiculado pela TV Cultura do Pará entre os anos de 1999 e 2003, e relata a percepção das crianças sobre as histórias veiculadas. O programa unia teatro de bonecos, contação de histórias e televisão para retratar lendas do folclore nacional e internacional. No dia 14, a autora também participa do painel “Crendices e superstições na Literatura infanto-juvenil da Amazônia”, na sala 5 do Centro de Eventos.

Confira a programação completa no site do evento: www.flix-xingu.com.  

Serviço: Sessão de autógrafos do Livro Universo Encantado do Catalendas
Local: II FLIX: Estande da Academia Altamirense  de Letras
Data: 15/6/2019 (sábado)
Hora: 20h

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA