CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Google homenageia 171 anos de Chiquinha Gonzaga

Compositora é lembrada no Dia Nacional da Música Popular Brasileira

Redação Integrada ORM
fonte

O Google homenageou o aniversário de 171 anos da compositora brasileira Chiquinha Gonzaga hoje com um doodle. A compositora, pianista e maestrina Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga nasceu no dia 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. Conhecida por grandes composições no chorinho Chiquinha se eternizou com a primeira marcha carnavalesca com letra “Ó abre Alas” (1899). Em homenagem, o Dia Nacional da Música Popular Brasileira é comemorado hoje. Chiquinha adaptou o piano ao gosto popular. 

O primeiro sucesso aconteceu em 1877 com a polca ‘Atraente’ que chegou a ser gravado por Pixinguinha no saxofone e Benedito Lacerda na flauta. Chiquinha também escreveu compôs a trilha da opereta de costumes "A Corte na Roça", de 1885. No ano de 1911, estreou o maior sucesso da carreira no teatro com a opereta Forrobodó, que chegou a 1500 apresentações seguidas após a estreia, até hoje o maior desempenho de uma peça deste gênero no Brasil. Em 1934, aos 87 anos, escreveu sua última composição, a partitura da peça "Maria". 

Foi criadora da célebre partitura da opereta Juriti, de Viriato Corrêa. Descendente de escravos a compositora se envolveu ativamente na campanha abolicionista, que pregou o fim da escravidão no Brasil, e a Proclamação da República do Brasil. Chiquinha também foi fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. No total compôs músicas para 77 peças teatrais, tendo sido autora de cerca de duas mil composições em gêneros como valsas, polcas, tangos, lundus, maxixes, fados, quadrilhas, mazurcas, choros e serenatas. Chiquinha faleceu no dia 28 de fevereiro de 1935 ao lado do seu grande amor João Batista Lage, quando começava o Carnaval. A compositora foi sepultada no Cemitério de São Francisco de Paula, no Catumbi.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA