Primeira exposição literária de Garrafão do Norte foca no protagonismo feminino

Maria Vitória, de 19 anos, é a responsável pela exposição que pretende incentivar a produção e reconhecimento das autoras da literatura local

Emanuele Corrêa
fonte

O município de Garrafão do Norte, na região nordeste paraense, recebe uma exposição inédita intitulada "Fio Poético de Ariadine", organizada pela estudante de Letras da Universidade Federal do Pará, Maria Vitória, de 19 anos. A garrafaense é escritora há quatro anos e pretende incentivar a produção e reconhecimento das autoras da literatura local. A exposição literária segue até o domingo (31), sempre das 16h às 20h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na rua Eduardo Magalhães, bairro das Pedrinhas, próximo a prefeitura.

O evento é gratuito e organizado por mulheres. Maria Vitória também é atriz e faz parte do coletivo "Sem Nome, Mas Com Endereço". Para que a exposição se tornasse possível, ela inscreveu o projeto, que foi contemplado pelo edital Preamar de Cultura e Arte de 2022, contou. O que tornou possível ser acessível ao público a mostra. "Essa é a primeira exposição literária que ocorre na cidade. Para ter um maior alcance do público infantil, fui em todas as escolas da cidade convidando os alunos para que fossem prestigiar a exposição. A expectativa é alçar esse público e dar incentivo a cultura, para que mais projetos como esse recebam apoio e aconteçam, pois a nossa arte local é rica e merece ser valorizada", destacou.

Vitória conta que o nome escolhido é inspirado na mitologia e que a temática escrita pelas mulheres era de livre escolha. "Tem como base a mitologia grega, o labirinto de Ariadne e o Minotauro. Desta forma, o projeto seguirá em forma de labirinto, para que o público se perca, e se encontre nessas obras. A temática é livre, então os textos que estão expostos falam sobre os sentimentos das meninas, momentos marcantes vividos, melancólicas, também à referência a mitologia, entre outras temáticas", relembrou.

A composição conta com poemas de mulheres de Garrafão do Norte, a organização foi feita por Vitória, com produção da WD Produções. Maria Vitória traz as obras "Súplica aos Deuses"; "Minha alma é cigana". Além da proponente do projeto, as autoras do municípios que apresentam suas escritas são: Ananda Kaline, "Eco"; "Paradoxo"; "Éramos nós outra vez"; "Já era amor antes de ser" e "Desastre".  Maria Anaele, "Sobre nosso amor"; "Embriagados"; 'Só nós sentimos isso". Mary Smith, "Você"; "Memória"; "Butterfly"; "Mente medicada"; "Memórias de um fracasso". Geane Oliveira, "Saudades"; "Relatos de uma tarde"; "Me Leve à arte"; "Vivência das águas" e "Entre cães e Flores".

Após o anúncio da exposição, a estudante revelou que foi procurada por outras mulheres. Para ela, o projeto cumpre o seu objetivo central: dar visibilidade à literatura feminina. "Muitas mulheres sentem vergonha ou ficam acanhadas. Meu objetivo é que essas mulheres vejam que elas fazem arte! E que o mundo deve ver isso", declarou.

As mulheres garrafaenses tem inúmeros talentos, no entanto não são valorizadas. Por isso o projeto conta somente com obras femininas. Depois da divulgação do projeto, muitas entraram em contato, falando sobre suas obras, e a falta de visibilidade que o local não disponibiliza para elas. Recebi inúmeros agradecimentos pela iniciativa", complementou.

Maria Vitória reforça o convite e espera que esta seja apenas a primeira de muitas exposições no município, feita por mulheres, ampliando o protagonismo feminino. "A proposta do projeto é que as mulheres se encontrem e saibam que há um lugar de apoio para elas. Futuramente após a realização do projeto, minha diretora e eu estamos trabalhando em uma antologia poética, com textos destas mulheres garrafaenses. E em breve haverá outras exposições, com o objetivo de alcançar um público feminino maior", finalizou.

"Gostaria de pedir, para todas as mulheres que estão iniciando ou que já tem obras publicadas, que elas não sintam vergonha do seu trabalho, pois fazer arte é magnífico. É isso é algo que o mundo deve ter acesso. Gostaria de parabenizar as meninas que estão fazendo parte deste projeto", encerrou satisfeita, com uma mensagem sobre a arte feita por mulheres,

 

Serviço

Exposição: Fio Poético de Ariadne

Local: Auditório da Semed, na rua Eduardo Magalhães, bairro das Pedrinhas, próximo a prefeitura.

Data: até o domingo, 31.

Horário: sempre das 16h às 20h.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA