Fafá de Belém que manter transmissões da Varanda de Nazaré em 2021
Depois de atingir mais de 1 milhão de espectadores, lives do projeto devem ser mantidas

Se nas ruas não se pode reunir 2 milhões de romeiros, nas redes sociais esse número bateu a casa dos milhões. Fafá de Belém e a sua Varanda de Nazaré, que em 2020 completa 10 anos e é pela primeira vez virtual, alcançaram mais de 1 milhão de espectadores nas quatro lives promovidas durante a quadra nazarena, entre espectadores na internet e na TV fechada.
O projeto alcançou pessoas do mundo inteiro graças a transmissão on-line, que foi a solução para não deixar de celebrar a fé em Nossa Senhora durante a pandemia. “Acredito que esse formato veio para ficar. Esperamos que ano que vem já tenhamos a versão presencial, mas uma coisa já sabemos: sempre teremos o formato virtual junto com a gente”, acredita a cantora.
De sexta a domingo, Fafá transmitiu diferentes lives percorrendo os ritos dos paraenses durante o período. O sarau de sexta contou com artistas da terra e homenageou Ruy Barata. No sábado, o espetáculo Fafá Peregrina foi exibido ao vivo da Igreja de Santo Alexandre.
No domingo, o show Rito de Fé completou a sequência de transmissões com um show de dentro da capela do hotel Atrium Quinta de Pedras, com a participação das cantoras Mariana Belém, Marianne Lima, Andrea Pinheiro e Nanna Reis. Somente a live de domingo teve 50 mil acessos.
“Fizemos uma programação que caminhou junto com a programação oficial. Quisemos transmitir a nossa emoção para a tela plana para que o Cirio acontecesse dentro do coração de todos nós”, conta ela.
Considerado o primeiro espaço de vivências artísticas e culturais durante o Círio de Nazaré, a Varanda de Nazaré permite que Fafá de Belém e convidados de diversas áreas do conhecimento, incluindo músicos, filósofos, jornalistas, teólogos, pesquisadores, diplomatas e personalidades públicas possam vivenciar a experiência multicultural do evento enquanto realizam homenagens durante as procissões do Círio de Nazaré, que emocionam o público e romeiros.
No ano de comemoração de 10 anos, em razão da pandemia do coronavírus, o evento ocorreu no meio digital, com exibição transmissão de diversos eventos nas plataformas e redes sociais.
O Ministério do Turismo, o Banpará e Magalu apresentaram a 10ª edição da Varanda de Nazaré, com patrocínio da Equatorial Energia, Primor, Torra e apoio da Claro e Sebrae. A Varanda Cultural de Nazaré 2020 – 10 anos, foi enquadrada na Lei Federal de Incentivo à Cultura como Patrimônio Cultural e Preservação do Patrimônio Imaterial Brasileiro. Também aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Pará, Semear 2020.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA