Exclusivo: Boogarins, OQuadro e Mastodontes são os primeiros nomes confirmados do Festival Se Rasgum 2019

Festival teve os primeiros nomes divulgados neste domingo (16), no encerramento do Festival Sonido

Lucas Costa

O 14ª Festival Se Rasgum ocorre entre os dias 7 e 9 de novembro, mas o público já pode ir se preparando para um line up cheio de grandes nomes da música. Na noite de domingo, o festival anunciou os três primeiros nomes confirmados para a edição deste ano: o grupo de rock psicodélico Boogarins (GO), a banda que mistura o rap com ritmos tradicionais baianos OQuadro (BA), e a paraense já consagrada Bando Mastodontes.

O Liberal teve acesso com exclusividade a lista das primeiras atrações do Se Rasgum, divulgados ao público durante a última noite do Festival Sonido, que foi realizado no Mercado de Carnes Francisco Bolonha.

O Boogarins, que lançou recentemente o quarto álbum de estúdio “Sombrou Dúvida”, já esteve em Belém antes, durante as Seletivas Se Rasgum, em 2015. Desde lá o público pede a volta do grupo, que vai finalmente ocorrer este ano.

Benke Ferraz, guitarrista do Boogarins, diz ter boas lembranças do último show em Belém, e conta que a banda vivia um momento diferente. “Nessa época a gente nem viajava com equipe, lembro que não tínhamos técnico de som e iluminador”, conta.

Em 2015, o Boogarins desembarcou por aqui ainda como uma aposta do Festival Se Rasgum. Benke revela que o plano era que a banda voltasse no ano passado, mas a data não encaixava no cronograma.

“Encontramos com o Marcelo Damaso [produtor do Se Rasgum] durante o Festival Coquetel Molotov, em Recife. Lá firmamos que esse ano estaríamos no Se Rasgum”.

Antes do retorno à capital paraense, o Boogarins sai em turnê do novo álbum pela Europa. A partir de julho, a agenda do quarteto conta com datas na França, Inglaterra, Escócia, Alemanha e Portugal; em setembro eles também voltam aos Estados Unidos. Com grande projeção internacional, o Boogarins já chegou a fazer uma turnês de seis meses fora do país.

Com forte presença internacional, Boogarins quer desbravar o Brasil (Divulgação)

O grupo diz que um dos objetivos é desbravar o Brasil, mas destacam as dificuldades de logística para se chegar a alguns locais. Com diversos shows na agenda antes do Se Rasgum, o Boogarins promete chegar por aqui com um show diferente. Benke destaca que o show atual já se desenvolveu muito desde o lançamento do último álbum, em maio.

“A gente vai desenvolvendo os arranjos, partes instrumentais. Até o show de novembro temos turnês muito longas e as músicas que a gente vai encaixar vão se adequando. São mudanças bem drásticas até para nós. Mas sendo bem objetivo, é um show que nem Belém nem ninguém já viu”, diz o guitarrista.

OS BATUQUES CONTEMPORÂNEOS DO PARÁ E DA BAHIA

Outro grupo que vai estar na 14ª edição do Festival Se Rasgum é OQuadro. Integrantes da chamada “nova música baiana”, eles trazem uma sonoridade marcada principalmente pelo hip hop, flertando com outros estilos musicais e movimentos culturais da cultura baiana. As composições têm o rap como base, buscando inovações sonoras ao se misturar entre o local e universal, do ijexá ao afrobeat, passando também pelo rock e o jazz.

OQuadro defende o rap mesclado aos ritmos baianos (Luciano Oliveira / Divulgação)

O terceiro nome confirmado no line up do Festival Se Rasgum é o Bando Mastodontes. No último ano a banda ganhou grande projeção com sua sonoridade única, marcados também pelos shows enérgicos que realizam em pontos culturais da cidade. Caio Azevedo, baterista do grupo, diz que o grupo recebeu a notícia com grande satisfação.

“É talvez o maior festival do norte do país, sempre traz as atrações que a gente queria ver. Lembro exatamente do ano passado, do Metá Metá, que é uma  grande referência para o bando, tanto em temática quanto na musicalidade; e também a Letrux, são nomes muito grandes, E a gente fica muito feliz de poder participar dessa história”, conta.

O grupo recebeu a notícia após a volta da Virada Cultural de São Paulo, onde realizaram seu primeiro show fora do estado. No ano passado, o Bando foi uma das atrações do Psica Festival; e este ano arrastou uma multidão durante o carnaval no Bloco Manada, no Circuito Mangueirosa.

O Bando Mastodontes se apresenta pela primeira vez no Se Rasgum (Liliane Moreira / Divulgação)

Caio revela que até o show do Se Rasgum o público pode esperar o lançamento da apresentação do bando no Estúdio Showlivre, atualmente em fase pós-produção; além de um videoclipe de “Teodoro”, uma das faixas mais conhecidas do grupo.

“Temos muitos planos, alguns que ainda não podemos falar. Mas vem muita coisa boa aí do bando, podem contar com isso (...) o público pode esperar aquele show bem enérgico, e quem sabe o bando não venha representando algumas das bandas que já passaram pelo festival? Fica aí a dica…”, diz Caio.

A 14ª edição do Festival Se Rasgum ocorre entre os dias 7 e 9 de novembro. É possível adquirir o passaporte Passeio Completo, para o três dias de festival, por R$ 65. As vendas são feitas pela plataforma Sympla.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!