Espetáculo "Pluft, o Fantasminha" inaugura novo "teatro de bolso" em Belém

Alternativa para companhias teatrais independentes, espaço é iniciativa do centro cultural Atores em Cena

Ana Carolina Matos

Clássico da literatura brasileira, o espetáculo "Pluft, o Fantasminha", baseado na obra da dramaturga Maria Claro Machado, inaugura o Teatro de Bolso Atores em Cena. O local é mais um espaço para o cenário teatral alternativo da capital paraense e está de portas abertas para atores e grupos que queiram experimentar cenas e espetáculos. A peça conta a história de uma fantasma que tem medo de seres humanos, mas que muda de ideia ao conhecer a menina Maribel. O espetáculo fica em cartaz em todos os domingos de abril, sempre às 11h.

Mergulhado na veia cômica, o trabalho deve agradar pequenos e adultos. A peça é uma montagem da companhia de teatro Atores em Cena e tem direção de estreia de Juliana Moara, iluminação de Sonia Lopes e sonoplastia de Lu Mendonça. "Trazemos uma peça que é uma das mais encenadas do Brasil. Fizemos algumas adaptações, trouxemos um pouco pra realidade do cotidiano da cidade, da nossa música. O espetáculo passeia pela nossa regionalidade sem perder a essência do texto original", explica Gê Souza, residente-fundador do Centro Cultural Atores em Cena. "Tendo em vista essa conquista e como o centro cultural também conta companhia Atores em Cena, formada 100% por  ex-alunos, resolvemos montar o espetáculo e ficar uma temporada de um mês em cartaz, que é algo que os grupos também não conseguem fazer em Belém", acrescenta.

Com uma dimensão modesta em relação à teatros padrões, o "teatro de bolso" surge como uma necessidade de produções independentes que não conseguem pautas nos teatros de Belém. O espaço conta com 50 lugares na plateia e as mesmas divisões dos teatros padrão. "Como existe uma grande dificuldade pelo valor da pauta, dos grupos conseguirem essa apresentação, nós decidimos abrir um espaço alternativo aonde o artista tivesse a oportunidade a apresentar o trabalho sem tantas burocracias, num valor que caiba a ele, não que seja cobrado uma pauta, mas uma porcentagem do que ele conseguir arrecadar em ingressos", explica Gê Souza.

Fundado há quase dez anos, o Atores em Cena foi inaugurado como um ponto de encontro aberto a grupos e profissionais residentes. A iniciativa surgiu em 2009, momento em que os espaços voltados à cena teatral estavam em reforma, explica Gê Souza. Atualmente, o local se tornou um centro cultural com cursos regulares de prática teatral.

Agende-se
Espetáculo "Pluft, o Fantasminha"
Aos domingos de abril, sempre às 11h
Teatro de Bolso Atores em Cena (Avenida Nazaré, 435)
Ingressos R$ 20 (com meia-entrada para estudantes) 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA