Encontro reúne amantes da Dança Circular em Belém
Realizada pelo coletivo Ubuntu, programação será no salão de eventos do jornal O Liberal

O coletivo Ubuntu promove neste final de semana o encontro "Mudras- Gestos e toques que sensibilizam a alma", que começa nesta sexta-feira, 22, e vai até domingo, 24, com a professora Frida Zalcman. A programação será no salão de eventos do jornal O Liberal, avenida Romulo Maiorana, e as vagas já estão todas preenchidas.
Lena Mousinho, que é uma das integrantes do coletivo Ubuntu Belém, explica que o evento é de formação e preparação de focalizadores (instrutores) para que possam trabalhar com a comunidade.
Os Mudras possibilitam conexões profundas por meio de gestos e toques sutis que transportam as pessoas a lugares sagrados, nunca antes acessados. "Dimensões onde podemos pausar nossa caminhada e conferir nossas vidas. Nossa vida é constituída de caminhadas e paradas. A cada caminhada e parada temos a oportunidade de avaliar o que, ou em que, temos estado bem ou não", destaca Lena.
Ela acrescenta também que a atitude torna a pessoa mais lúcida diante da existência, o que possibilita a transformação do que for necessário, com a consciência de que a parada é tão importante quanto a caminhada.
Frida Zalcman é carioca, formada pela Faculdade de Educação em Dança e Movimento em Tel Aviv. Bailarina, coreógrafa e professora de Dança Israeli e Corpo e Movimento. Focalizadora de Danças Circulares desde 2003. Professora de Liturgia Judaica, Cabala e Hebraico.
Há dezessete anos vem desenvolvendo seu trabalho coreográfico inspirada em conceitos espirituais da Cabala. Concebe movimentos aos quais denomina Orações Corporais, que se propõem a proporcionar e aprofundar a percepção conceitual dos valores desta sabedoria milenar.
A busca é de que os valores dançados, passem a fazer parte da forma de olhar, sentir e agir cotidiano do dançarino. Quem se interessar pela prática de danças circulares promovidas pelo coletivo Ubuntu pode acessar o facebook e instagram Ocara. Lá está toda a programação de cada mês.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA