CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Elieni Tenório e Rosangela Britto estarão nesta quarta-feira no "Diálogo com Artistas"

Artistas falarão com o público sobre a sua produção e outros temas contemporâneos relacionados

Vito Gemaque
fonte

As artistas Elieni Tenório e Rosangela Britto participam hoje (4) de mais uma edição do “Diálogos com Artistas” que integra a programação do Projeto Arte Pará 2019. O encontro das artistas com o público acontecerá a partir das 19h, no Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). Ambas estão com obras na exposição “As Amazonas do Pará”, localizada no MUFPA. As artistas pretendem refletir com o público a própria produção e temas contemporâneos como repressão, misoginia, violências veladas, erotismo, aprisionamentos, identidades de gênero e afetos presentes em tais obras.

Neste ano Elieni Tenório está com as obras ‘Solidão’ e ‘Fragmentos do Corpo’ no Arte Pará 2019. A artista já participou de várias exposições individuais no Brasil e no exterior, entre os destaques está “Obsessão” na Galeria Bellevue-Saal, Wiesbaden (Alemanha – 2008). Outras participações internacionais foram a XIV Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira (Portugal), Bienal Internacional de Arte SIART (Bolívia - 2009), três bienais Internacional de Gravura de Sarcelles (França), Mostra de Lyon de Gravura (2011 - França) e a Exposição Coletiva “Evidências”, Kunsthaus, Wiesbaden, (Alemanha – 2003). Atualmente, suas obras estão na Mostra de Gravura de artistas paraenses em Amsterdam, na Holanda.

“No diálogo falarei um pouco do relato da minha experiência como artista. O legal é que são duas técnicas diferentes, mas mantendo a mesma linguagem falando do universo feminino, falando da trajetória de vida e das mulheres. O que quero abordar é que no meu trabalho é um marco dele descontruir para construir de novo. Trabalho com pedaços das roupas do corpo da mulher que vão sumindo. São pedaços dos sonhos das mulheres. Como os meus trabalhos sempre foram produzidos com diversas técnicas, a técnica que mais gosto é a costura, é o objeto sempre em uma desconstrução”, afirmou.

Já Rosangela Britto é professora da Faculdade de Artes Visuais e da Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (UFPA), pesquisadora e museóloga. Rosangela realizou exposições individuais e coletivas nacionais e internacionais, obtendo nas décadas de 80 e 90 premiações pelo Brasil e no exterior. No Arte Pará tem a pintura em pastel sobre papel “Censura 2” e um conjunto de pinturas em acrílica sobre duratex, que refletem composições pictóricas projetadas como diários do cotidiano da artista.

“A obra “Censura 2” sofreu autocensura, por tratar-se de um tema muito reservado à época, hoje bastante atual como ‘opção de gênero ou mesmo de identidade social’. Em 2019, é reapresentada pela curadoria de Nina Mattos na mostra 'As Amazonas do Pará' no Salão Arte Pará 2019 – Malhas Afetivas. As quatro pinturas de pequenos formatos da década de 1990, integram um processo de criação de composições pictóricas projetadas como diários do cotidiano da artista. São personagens alusivas a uma dramatização expressiva e intersubjetiva de territórios existências da mulher.”

AGENDE-SE

Diálogos com Artistas

Participação: Elieni Tenório e Rosangela Brito

Local: Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), Avenida Governador José Malcher, nº 1192, bairro de Nazaré.

Horário: 19h

 

Projeto Arte Pará

Exposição: até 22/12.

Locais: “Deslendário Amazônico” - Museu do Estado do Pará (MEP) - Praça Dom Pedro II, s/n - Cidade Velha.

“As Amazonas do Pará” - Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA) – Avenida José Malcher, 1192 - Nazaré.

Realização: Fundação Romulo Maiorana

Patrocínio: Vale e Faculdade Fibra.

Colaboração: SOL Tecnologia e O Liberal na Escola.

https://www.artepara2019.org

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA