Dois prêmios nobéis de literatura serão anunciados este ano

A mudança se deve aos escândalos envolvendo membros da Academia Sueca, que impediram a entrega do prêmio em 2018

Reuters

Dois prêmios Nobel de Literatura serão concedidos este ano pela Academia Sueca, instituição responsável pela escolha dos contemplados. A novidade se deve aos escândalos ocorridos no ano passado, que impediram a entrega da honraria. Ficou decidido que, este ano, serão entregues os prêmios de 2018 e de 2019. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 5, pela Fundação Nobel.

A fundação, que administra os prêmios, impediu a Academia Sueca de conceder um deles, em 2018, e ameaçou privar a instituição da função no futuro após o escândalo que levou à prisão do marido de uma das integrantes da própria academia, acusado de estupro, além das acusações de que nomes dos premiados foram vazados.

O conselho de diretores da Fundação Nobel divulgou que as medidas adotadas pela Academia Sueca serão uma boa oportunidade de restaurar a confiança pública na concessão do prêmio.

"O Prêmio Nobel de Literatura será concedido mais uma vez, e neste outono os laureados de 2018 e 2019 serão anunciados", divulgou a fundação.

A Academia Sueca, criada em 1786 para salvaguardar a língua sueca, escolhe somente o vencedor do Nobel de Literatura. Outras instituições acadêmicas do país selecionam os vencedores de campos da ciência, e um comitê norueguês escolhe o vencedor do Nobel da Paz.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA