Gráfica Miriti lança Calendários 2020 com imagens do Círio de Nazaré

Registros da festa religiosa da fotógrafa Soraya Montanheiro ilustram as peças, que podem ser encontradas em formato de parede e mesa

Bruna Lima
fonte

A beleza da devoção que cerca o Círio de Nossa Senhora de Nazaré serve de pano de fundo para as imagens que ilustram os Calendários 2020 que serão lançados nesta quarta-feira, 20, fruto de um trabalho em parceria entre a fotógrafa paulista Soraya Montanheiro e a gráfica Miriti.

Serão dois tipos de calendários, com fotografias do Círio em Belém e diferentes imagens da berlinda que a fotógrafa possui em seu acervo. O lançamento desse novo trabalho vai ocorrer na loja Jardim Secreto, na Rua dos Tamoios, 1357, entre 16h e 20h. O lançamento é aberto ao público.

O projeto é dividido em dois tipos de produto: o calendário de parede, que vem com a "Coletânea Cidade de Fé", e o calendário de mesa que vem com a  "Coletânea Berlindas".  O calendário de parede traz fotografias de pontos variados do Círio de Nossa senhora de Nazaré, em Belém, com a devoção vista pelo olhar diferenciado da fotógrafa paulista, que capturou imagens e acontecimentos do trajeto do Círio na capital paraense.

image O calendário de parede vem com fitas do Círio com mensagens positivas para separar os meses do ano (Divulgação)

"Na coletânea Cidade de Fé coloquei fotos que mostram o Círio em seus diversos formatos. Nesse material tem fotos da caminhada das pessoas em direção a berlinda; o carinho das pessoas em enfeitar os pontos turísticos da cidade; tem a corda, que é um dos principais ícones de fé da manifestação religiosa; a romaria fluvial e entre outras imagens que contam a história do círio", destaca a fotógrafa.

O calendário de parede é composto também pelas fitas coloridas distribuídas no período do Círio. Elas separam os meses do ano e a cada passagem de mês a fita possui uma mensagem positiva. Já no calendário de mesa, que vem com a "Coletânea Berlindas", a fotógrafa escolheu 12 diferentes imagens deste outro símbolo da festividade.

A base do calendário é feita de miriti pelos artesãos de Abaetetuba. "Os dois produtos são lindos para decorar casas ou ambientes de trabalho e além disso é um material que conta a história do Círio. É um ótimo presente para o final de ano", relata a fotógrafa.

image Os calendários de mesa vêm com bases de miriti confeccionadas por artesãos de Abaetetuba (Divulgação)

Soraya Montanheiro é uma fotógrafa documental que desde 2013 acompanha o Círio de Nazaré. Ela se encantou pela manifestação religiosa após conhecer o trabalho da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré. Desde então, passou a acompanhar a guarda por diversos lugares, incluindo a região do Baixo Amazonas, Rio de Janeiro e Maranhão. Esse envolvimento todo rendeu o lançamento do livro "Guarda o Círio de Nazaré", em 2018.

Ela diz que divulgar o trabalho dos dois mil homens voluntários é dar reconhecimento à dedicação diária e voluntária de cada um. Ela explica que essa dedicação ultrapassa o âmbito religioso, ele integra cada vez mais o serviço em prol do próximo, em especial do mais necessitado.

"A minha intenção com esse projeto é mais uma vez divulgar o Círio nos demais estados do país e até para o mundo afora. E a fotografia é uma ótima ferramenta para essa divulgação, pois por meio dela é possível que pessoas de fora possam sentir pelo menos um pouco do que representa essa manifestação", acrescenta a fotógrafa.

image Ícones da festa religiosa, como a corda, estampam os meses do ano no Calendário 2020 da Gráfica Miriti (Soraya Montanheiro/ Divulgação)

Graduada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em 2003 Soraya começou sua carreira fotográfica e em 2010 estudou no International Center of Photography (ICP), em Nova York, onde se especializou em impressão fine art e montagem de fotolivros. Participou de exposições no Harbour Front Center, em Toronto,  Canadá; Street Food, em Ribeirão Preto, São Paulo e na convocatória Ritos e Rituais do Festival de Fotografia de Tiradentes, de 2016.

O projeto da fotógrafa está sendo elaborado em parceria com a Gráfica Miriti, que está trabalhando toda a parte de impressão e elaboração visual dos dois calendários. Carolina Ventura, que é responsável pela gráfica, disse que no ano passado conheceu o trabalho da fotógrafa e achou interessante o acervo documental que a artista vem colecionando no decorrer desses anos.

Durante uma conversa surgiu a possibilidade de elaboração do material e Carolina resolveu contribuir com o projeto, uma vez que é um trabalho que agrega valores e divulga a cultura do estado. "A gráfica Miriti se preocupa em contribuir com trabalhos que mostram a importância da cultura do Pará. E o Círio de Nazaré é mais uma manifestação que mostra a cultura e os costumes do paraense", destaca. Quem quiser adquirir o material decorativo pode ir até a loja Jardim Secreto ou entrar em contato por meio do telefone 32290007.

Agende-se:

Coquetel de lançamento calendário 2020 da fotógrafa Soraya Montanheiro
Local: Loja Jardim Secreto - Rua dos Tamoios, 1357
Hora: 16h às 20h
Aberto ao público

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA