#if(!$m.request.preview.inPreviewMode)
CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
#end

Delcley Machado expressa sua arte em nanquim e aquarela

Músico de talento reconhecido expressa seu talento para as artes plásticas

Bruna Lima
fonte

Pela segunda vez o músico Delcley Machado mostra seus dotes artísticos além da música. Ele abre a exposição "Risco D'água", com 30 peças em nanquim e aquarela, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, nesta sexta-feira (9), às 19h. A entrada é franca e a exposição fica aberta para a visitação até o dia 31 deste mês.

A trajetória de Delcley na arte começou quando ainda era criança, ele adorava fazer pinturas. O artista diz que a influência da pintura era da mãe e a música do pai. "A arte na minha vida é dividida de acordo com a influência dos meus pais. Peguei um pouco da arte da minha mãe e um pouco do meu pai", pontua.

Por muito tempo Delcley exerceu a atividade de pintar e desenhar, mas chegou um tempo em sua fase adulta que abandonou a prática. No ano passado ele resolveu fazer esse resgate das artes plásticas para a sua vida e deu início ao processo de criação. "Comecei a pintar novamente e também a ir atrás de cursos. Eu fazia mais a técnica de nanquim, mas chegou um determinado momento em que comecei a praticar a aquarela e foi a partir disso que fui em busca de aprimoramento e cursos", disse o artista.

image Delcley Machado tem no simbolismo do peixe uma inspiração para suas obras (Divulgação)

No final do ano passado ele fez a sua primeira exposição e mostrou 12 peças produzidas ao longo do ano. Nessa segunda exposição o trabalho apresenta 30 peças, que no geral mesclam entre as técnicas de nanquim e aquarela em uma mesma tela. Não há uma mensagem fechada para as obras de Delcley. Ele diz que cada um vai receber e enxergar a peça da forma que quiser. "Eu enxergo o peixe como um simbolo cristão, mas as pessoas vão fazer a leitura de acordo com as referências delas", explica.

Ele acrescenta que as produções surgiram de forma natural e conforme foi criando apareceram novas formas em seus desenhos, mas são peixes que existem no imaginário do artista.

Delcley é paraense, músico, instrumentista e compositor com 25 anos de carreira consolidada no cenário musical paraense. Filho de pai músico e mãe artesã, desenvolveu desde criança o gosto pelo desenho, mas à época a música foi a sua escolha. Em 2018, a vontade de desenhar renasceu e, desde então, vem atuando na área das artes plásticas, com obras autorais trabalhadas com técnica mista, nanquim e aquarela.  

Agende-se:
Exposição "Risco D'água", De Delcley Machado
Abertura: 9/08/2019 às 19h
Período da mostra: 10 a 31/08/2019
Horário de visitação: 9h às 18h (de terça a sábado)
Local: Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso (Boulevard Castilho França, 522/523)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA