CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Circular retoma força com atividades culturais neste domingo (05)

40ª edição ocorrerá nos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto com atividades gratuitas das 8h às 20h

Vito Gemaque
fonte

Inúmeras atividades culturais com apresentações musicais, exposições, oficinas e experiências culturais estarão na 40ª edição do Circular hoje (05) nos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto. As atividades gratuitas começam neste domingo (05), das 8h às 20h, voltadas principalmente ao Dia do Meio Ambiente, a sustentabilidade e cidadania. Após algumas edições online, o Circular retoma a força com as atividades presenciais com pela segunda vez neste ano. A programação completa conta com 26 parceiros e pode ser conferida no site www.circular.org.

De acordo com a coordenadora do Circular, Adelaide Oliveira, a estimativa para a 40ª edição é de três mil pessoas. “Essa edição foi muito esperada. 40ª edição depois de dois anos sem festejos juninos, então a edição de junho reflete bem o que é esse mês: festivo, musical, cheio de boa energia. A programação está imperdível. Com novos espaços, reabertura do Fórum Landi, rua fechada no Reduto e muita música”, garantiu Adelaide.

Somente para o Roteiro Geo Turístico “O Arquiteto Antônio Landi e a Belém do Século XVIII: Percorrendo e Reconhecendo paisagens no Centro Histórico de Belém do Pará”, coordenado pela professora Goretti Tavares, estão inscritas 250 pessoas. O roteiro ainda homenageia o professor Flávio Augusto Sidrim Nassar, durante a entrada do público no Fórum Landi. A saída será às 9h, na Casa das Onze Janelas.

O Circular orienta a todos a continuarem mantendo a prevenção ao coronavírus com a utilização de máscaras e álcool em gel. Para ter acesso aos espaços, é obrigatório a carteira de vacinação.

Neste ano há dois espaços novos, ambos na Cidade Velha. Um deles é a “Amazônia Artesanal”, localizado na rua Dr. Malcher, nº 25, ao lado da Igreja da Sé, apresentando métodos tradicionais e modernos para conservar insumos amazônicos, com aproveitamento integral de frutas e fusão de alimentos diversos com os da nossa região. Outro espaço é o Sebo da Frida, na Travessa Breves, nº 50, entre Óbidos e Tamandaré. Voltam ao circuito, o Floresta Sonora, em parceria com o também selo musical, Caquí, e o Midas Amazon Studio, ambos no bairro da Campina.

Com programação durante todo o dia, o Coletivo Aparelho, localizado no Mercado do Porto do Sal, na rua São Boaventura, terá atividades para as crianças pela manhã. A partir das 12h30, começam as apresentações musicais com choro, carimbó, batucada e performance artística. A programação do espaço é pensada durante vários meses em colaboração com diversos parceiros.

Uma das apresentações no espaço será do Mercado do Choro, um grupo formado por músicos que tocam o projeto paralelo de fazer rodas de chorinho nos mercados de Belém. Com quase dez anos de história, o repertório é composto por músicas autorais, a maioria em homenagem aos mercados, que o grupo toca, além de outros compositores nacionais, como Sebastião Tapajós, Pixinguinha e Rogério Caetano. A apresentação começa às 12h30.

Para a produtora e cavaquinista do grupo Carla Cabral, o Circular possibilita às pessoas terem uma vivência sem paralelo com a cidade. “É de suma necessidade que um projeto como esse seja cada dia mais reconhecido, porque através dessas iniciativas as pessoas podem se reconhecer na cidade, se sentir parte dela, sentir que o patrimônio histórico é delas. Além de termos acesso e merecer viver a cidade dessa forma. É um despertar para o centro da cidade”, afirma.

Agende-se

40ª Edição Circular

26 espaços nos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto

Horário: 8h às 20h

Programação completa 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA