Morre aos 71 anos o compositor e pianista Ryuichi Sakamoto

Artista, que deixa uma filha, estava com câncer na garganta em estágio avançado e lutava contra a doença há dez anos

Juliana Maia
fonte

Morreu na última terça-feira (28) Ryuichi Sakamoto, 71, compositor, ator e pianista japonês. A informação foi divulgada no domingo, 2, no site oficial do músico. O artista, ganhador do Oscar de melhor trilha sonora pelo filme “O último imperador”, lutava com um câncer na garganta há dez anos. Atualmente, a doença estava em estágio avançado, o que o impedia de tocar

VEJA MAIS

image Daniel e Leonardo: mães de sertanejos morrem no mesmo dia; artistas confirmam na internet
Não há informações sobre as causas do falecimento de Maria Aparecida, mãe do Daniel. Já Carmen Costa, genitora de Leonardo, foi vítima de um infarto

image Morre o jornalista e escritor paraense Palmério Dória
A informação foi compartilhada nas redes sociais pela sobrinha dele, Érica Vasconcelos

image Sertanejo Matheus, da dupla com Zé Henrique, morre atropelado por motorista que dirigia alcoolizado
O condutor, um homem de 36 anos, foi preso em flagrante por homicídio e lesão corporal culposa

Sakamoto realizou seu último concerto em 2022, no estúdio 509, localizado na rede NHK, em Tóquio, sua cidade natal. “Esta talvez seja a última vez que vocês me veem tocar desta maneira”, disse o compositor, na época.

Apreciador da Bossa Nova, o artista chegou a tocar com grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso e Gilberto Gil. No Instagram, Maria Luiza Jobim, filha de Tom Jobim, agradeceu a Sakamoto pelo legado deixado. Na mesma rede social, o tropicalista também lamentou a perda e relembrou os momentos vividos ao lado do pianista japonês.

"Tenho as melhores lembranças de Sakamoto. O grande músico japonês encantou, fascinou e assustou os brasileiros com a figura andrógina estilizada que ele cultivou na juventude. Mas a música é que era tudo. Tenho orgulho de ter gravado com ele e de ter me tornado seu camarada, honra que devo a Arto Lindsay, que era amigo dele e o aproximou de mim. O mundo dá adeus comovido a um dos seus maiores músicos", escreveu Caetano.

Além da trilha que o levou ao Oscar, o artista também compôs músicas para os filmes "Furyo: em nome da honra”, de Nagisa Oshima, "O pequeno Buda", de Martin Scorsese, e "De salto alto", de Pedro Almodóvar. Em Furyo, lançado em 1983, Ryuichi Sakamoto interpretou o militar Yonoi, comandante de um campo de prisioneiros de guerra, ao lado de David Bowie.

(*Juliana Maia, estagiária sob supervisão da editora de OLiberal.com, Tainá Cavalcante)

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Celebridades
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA