CCBEU completa 70 anos e traz ao público sessão especial do filme Perdidos na Noite

“O Cine CCBEU fez parte da vida cultural de Belém por muitos anos”, lembra a presidente do CCBEU, Ana Celeste Franco

O Liberal
fonte

A programação especial em comemoração aos 70 anos do Centro Cultural Brasil–Estados Unidos (CCBEU) traz ao público de Belém uma edição especial do Cine CCBEU, resgatando uma de suas atividades culturais mais queridas pelo público paraense. No dia 16 de setembro, às 18h30, será exibido o clássico norte-americano Midnight Cowboy, traduzido no Brasil como Perdidos na Noite, filme vencedor do Oscar de Melhor Filme em 1970 e marco do cinema mundial.

VEJA MAIS

image Exposição ‘Olhares Amazônicos’ chega ao CCBEU Belém destacando diversidade e riqueza cultural
A mostra pode ser visitada pelo público em geral a partir do dia 16 de agosto, de segunda a sexta, das 10h às 17h

image Sean Penn entra como produtor em 'Manas', filme sobre o Marajó e cotado ao Oscar 2026
Longa de Marianna Brennand já venceu 26 prêmios internacionais e pode representar o Brasil no Oscar

image Dustin Hoffman é acusado de assediar jovem em set de filmagem
Em coluna do jornal 'Hollywood Reporter', Anna Graham Hunter relatou o ocorrido nos anos 1980.

O Cine CCBEU foi, durante décadas, uma das programações mais aguardadas da agenda cultural de Belém, reunindo cinéfilos, estudantes e apreciadores de arte para sessões que iam além do entretenimento, promovendo reflexão, debate e troca de experiências. Nesta edição especial, a iniciativa retorna como parte das celebrações de sete décadas de atuação da instituição, reafirmando o compromisso do CCBEU em valorizar a cultura e o diálogo entre diferentes expressões artísticas.

A escolha de Midnight Cowboy não foi por acaso. Dirigido por John Schlesinger, o longa retrata a improvável amizade entre Joe Buck (Jon Voight), um jovem que deixa o interior em busca de sucesso em Nova York, e Enrico “Ratso” Rizzo (Dustin Hoffman), um homem marginalizado que enfrenta a dura realidade das ruas. Com atuações marcantes e um retrato sensível da solidão e da busca por sonhos, o filme se tornou um marco cultural e o único classificado como “Rated X” a conquistar o Oscar de Melhor Filme.

“O Cine CCBEU fez parte da vida cultural de Belém por muitos anos, e trazê-lo de volta nesta data tão especial é uma forma de homenagear nossa história e nosso público. Midnight Cowboy é uma obra que fala de amizade, esperança e superação, temas que também dialogam com a trajetória do CCBEU”, afirma a presidente do CCBEU, Ana Celeste Franco.

"Midnight Cowboy" (br: Perdidos na Noite) é um filme norte-americano lançado em 1969, dirigido por John Schlesinger e estrelado por Jon Voight e Dustin Hoffman. O longa é baseado no romance homônimo de James Leo Herlihy, e ficou marcado por seu realismo cru, abordagem ousada de temas tabus para a época e por ser o único filme com classificação X (atualmente seria equivalente a um R ou 18 anos) a ganhar o Oscar de Melhor Filme.

Joe Buck (Jon Voight) é um jovem ingênuo do Texas que decide se mudar para Nova York com a ambição de se tornar um "cowboy de luxo", ou seja, um acompanhante masculino para mulheres ricas e solitárias. No entanto, a realidade da cidade é bem diferente de seus sonhos: ele logo se vê sem dinheiro, sem abrigo e completamente deslocado.

Em meio à sua luta pela sobrevivência, Joe conhece Ratso Rizzo (Dustin Hoffman), um vigarista doente e manco que também tenta sobreviver nas ruas. Apesar das diferenças, os dois formam uma amizade improvável e desenvolvem uma relação de cumplicidade e afeto, em uma jornada marcada por pobreza, solidão e a dura face da marginalização urbana.

Serviço:

Cine CCBEU Especial – Midnight Cowboy (Perdidos na Noite)

Data: 16 de setembro

Hora: 18h30

Local: CCBEU – Travessa Padre Eutíquio, 1309 - Batista Campos

Ingressos gratuítos: www.sympla.com.br/evento/especial-cine-ccbeu/3103706

Classificação indicativa: 18 anos

Mais informações: (91) 3221-6116

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA