CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Casa da Cultura Canaã dos Carajás realiza programação especial alusiva ao mês da consciência negra

O evento é uma forma de reconhecer a contribuição da cultura afro na formação da identidade brasileira

Thainá Dias

Com o intuito de celebrar o “Mês da Consciência Negra”, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás terá uma programação em reconhecimento à contribuição da cultura afro na formação da identidade brasileira. A primeira atividade será uma oficina de capoeira, realizada de 7 a 10 de novembro. Serão abertas duas turmas, sendo uma na Casa da Cultura, das 14h às 17h, e a outra na Escola de Capoeira Dandara Bambula, das 18h às 21h. A segunda programação contará com a palestra “Brechas & Artesanias: dinâmicas de resistência de mulheres negras artistas”. A atividade será realizada no dia 29 de novembro, das 19h às 21h, no auditório da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás.

Segundo Randy Rodrigues, diretor da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás “quando a gente observa o processo de construção social do país, nos damos conta de que ele é repleto de um histórico de desigualdade, marcado pela escravidão e pelo desrespeito à cultura afro. Em novembro, a Casa da Cultura de Canaã, um equipamento do Instituto Cultural Vale, preparou uma programação que destaca a importância de refletirmos sobre como podemos nos envolver na construção de uma sociedade mais justa e menos preconceituosa”, afirmou.

Randy destacou ainda que “a nossa programação de novembro é uma continuidade das ações relacionadas à promoção das culturas ancestrais, dos movimentos artísticos que celebram a diversidade e a memória do nosso território.  A cultura afro é uma das nossas referências identitárias, por essa razão, trazemos no mês de celebração da consciência Negra, eventos que destacam práticas culturais e debates sobre a cultura afro, como oficinas de capoeira e a palestra ‘Dinâmicas de Resistência de Mulheres Negras Artistas’”, destacou.

“Acredito que a conscientização sobre um contexto de exploração e privilégios de um grupo social sobre o outro passa pela tomada de consciência a partir do acesso à informação e à educação.  Penso que as transformações sociais relacionadas a posturas antirracistas, de promoção de igualdade de gênero, entre tantas outras questões, passam pela educação e, nós da Casa da Cultura, por meio das ações elaboradas ao longo do ano, buscamos destacar a cidadania, os direitos humanos e as linguagens artísticas na promoção de um território mais justo e democrático”, concluiu.

Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

 

O espaço cultural foi criado e é mantido pela Vale e, agora, integra o Instituto Cultural Vale. A Casa da Cultura desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contações de história, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música e dança, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, canto, violão, flauta doce e percussão tradicional paraense.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA