MENU

BUSCA

Candidatas LGBTQIA+ concorrem ao 'Rainha das Matas', em Soure, neste domingo, 19

O desfile, inspirado no concurso Rainha das Rainhas, traz fantasias de folhas, galhos e sementes, com mensagens de conscientização ambiental

Enize Vidigal

Uma paródia do concurso Rainha das Rainhas do Carnaval com abordagem LGBTQIA+ e uma mensagem de conscientização ambiental. Assim é o Rainha das Matas, que acontece neste domingo (19), no município de Soure, na Ilha do Marajó, a partir das 14h. A versão marajoara terá cinco candidatas gays desfilando com “fantasias ecológicas” confeccionadas exclusivamente com materiais extraídos da floresta, como folhas e galhos.

VEJA MAIS

Diplo diz que já recebeu sexo oral de homens: ‘Fazer isso não é gay’
O DJ Diplo diz que o ato é “gay’ apenas se houver contato visual

Mulheres na mineração: trabalhadoras LGBTQIA+ ganham espaço em iniciativas de inclusão e diversidade
Vale, Hydro e Alcoa se destacam na criação de políticas que incluem incentivo à formalização das uniões homoafetivas e benefícios iguais aos oferecidos a casais heterossexuais

Paraense Symmy Larrat é convidada para Secretaria dos Direitos de pessoas LGBTQIA+
Ela será a primeira pessoa trans a assumir a gestão de uma secretaria nacional no governo brasileiro

A expectativa pelo concurso é grande. No ano passado, quando o Rainha das Matas começou como uma brincadeira entre amigos, ninguém esperava que o evento pudesse reunir um público de mil pessoas, como o que compareceu para assistir. O evento aconteceu nas matas próximas à comunidade do Pedral às margens do antigo covão, resultante da extração de pedra e areia que acumula água da chuva e, por isso, é apelidado pelos moradores de ‘Piscinão de Ramos’, numa referência à famosa piscina pública carioca.

Edenil Gonçalves, mais conhecido como Ágata Felina, que preside o Movimento LGBTQIA+ de Soure, recorda que a ideia do concurso de brincadeira surgiu quando um grupo de amigos foi até aquelas matas catar bacuri, mas não encontrou os frutos e voltou correndo para se proteger da chuva. “Quando encontrei as outras (amigas), estava com folhas de inajá nas costas imitando a Rainha das Rainhas”, conta. O evento acabou contando com show musical e carro-som tocando a música oficial do RR, “Papaya”. Ágata se mantém na organização do evento junto com Rafael Craveiro.

Edição 2023

A campeã de 2022 foi Lohanny Stefany, que este ano não concorre, mas, vai desfilar com uma nova indumentária natural. Novas coroa e faixa foram preparadas para o concurso pelos artesãos Rodrigo Soares e Luyd Cassiano, para a cerimônia de passsagem do título de Lohanny para sua sucessora.

O Rainha das Matas 2023 tem cinco candidatas, que escolheram temas para suas fantasias: Eduarda Sabyna, representante do Time Esportivo Juventude do Pedral, que vai desfilar o tema “Desmatamento Desflorestação”; Adria Savick, do Nosso Cantinho e Avest, com o tema “Poluição dos Rios”; Brunessa Tavares, do Entre Elas Produções e da Quadrilha Sensação Junina, com a “Poluição do Solo”; Carol Xhitara Avelar Sánchez, do Amor de um Romeiro, com o tema a “Poluição do Ar”; e Lyra Melissa, da Juventude na Roça, com as “Queimadas”

O concurso ganhou alguns patrocinadores e até um coquetel de lançamento, no último dia 13. Três jurados especiais foram convidados, incluindo um jornalista famoso, uma celebridade marajoara e uma professora de turismo e eventos. Os nomes deles ainda estão sendo mantidos em sigilo. O cerimonial será conduzido pelo jornalista Dário Pedrosa e pelo ativista LGBTQIA+ Thiago Waldemir.

O Rainha das Matas 2023 será aberto pelo grupo de mulheres da 3ª Idade Alba Silva, que vai apresentar uma dança alusiva ao rio Paracauari, que divide os municípios de Soure e Salvaterra. Em seguida, a bióloga Elisângela Cassiano fará uma palestra sobre degradação do meio ambiente. Haverá um mural com placas contendo mensagens de conscientização ambiental e show da cantora Ticiane Silva, antes do desfile das candidatas, que começará às 16h. Ao final, as candidatas irão plantar mudas de árvores frutíferas e nativas da região.

A festa será animada, mas sem balões e nem fogos, para não assustar os animais.

Cultura