Caco Ishak faz estreia como contista em "Culpa"

A pré-venda do livro já está disponível e no dia 27 de maio o escritor vai fazer o lançamento virtual

Bruna Lima
fonte

O escritor Caco Ishak reuniu nove contos autorais para o lançamento do livro "Culpa", que traz temáticas diversas que compartilham um mesmo fio condutor: a culpa, nas acepções psicológica, social e ou jurídica. A pré-venda já está disponível e no dia 27 de maio o escritor vai fazer o lançamento virtual por meio de uma live. As informações estarão disponíveis nas redes sociais do escritor. A pré-venda pode ser feita pelo site.

Caco Ishak explica que não estava em seus planos realizar o lançamento no momento, mas em decorrência da oportunidade por meio do Edital de Livro e Leitura  da Lei Aldir Blanc Pará, ele resolveu reunir contos antigos e atuais para participar do edital.

"Não foi algo que planejei com antecedência, vi a oportunidade e aproveitei, pois, diante do momento que estamos passando foi importante participar deste edital", disse o escritor. Além de contos elaborados em 2003, 2005, o escritor também juntou trabalhos recentes para fazer a costura entre eles.

" Esse livro traz mais um 'mea-culpa' do que a culpa em si. A culpa não é o tema, é o fio condutor", diz. Entre os contos, o escritor traz uma carta aberta à esquerda; a tragédia de uma brasileira trancada no apartamento com sua avó morta pela Covid-19 ; as memórias de um palestino sobre os crimes de guerra praticados por Israel; um indígena torturado por um fazendeiro entre outros contos que estão em debate com frequência.

Um dos contos que abre o livro, feito em 2016, trata justamente sobre questões políticas e faz uma profecia da eleição do atual presidente, Jair Bolsonaro. "Em um dos contos eu previ a eleição do Bolsonaro. Em outro conto, que falo da pandemia, eu prevejo a queda dele. Dia 495 de quarentena, entre junho-julho", arrisca o escritor.

Há seis anos, Caco Ishak não fazia um lançamento solo, nesse período vinha lançando escritos em trabalhos coletivos. "Não tenho pressa. Faço minhas produções respeitando meu tempo. Nesse momento estou trabalhando em três romances ao mesmo tempo. E assim acontece meu processo", explica o escritor.

Ainda em 2021, será lançada a coletânea “Bonde cuspindo gente: 400 e poucos anos de prosa”, organizada pelo escritor, reunindo 42 novos escritores paraenses.    

O livro "Culpa" tem sinopse de Fernanda D’Umbra e apresentações de André Sant’Anna e Bibiana Leme. A capa tem a arte do paraense Tiago Trindade sobre ilustração do santista Kael Kasabian.

Sobre o autor

Caco Ishak nasceu em 1981, na cidade de Goiânia, embora tenha sido criado em Belém. Escritor, jornalista e tradutor literário, teve textos publicados em veículos como Le Monde Diplomatique, Rolling Stone, Instituto Moreira Salles, entre outros. Mestre em Epistemologia da Comunicação pela ECA/USP, é autor das compilações de poesia “Dos versos fandangos” (2006) e “Não precisa dizer eu também” (2013), publicadas pela editora 7Letras, e do romance “Eu, cowboy” (2015), publicado pela editora Oito e Meio, além de ter participado como autor convidado de uma dezena de antologias de contos e poesia no Brasil e no exterior.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA