CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Belém recebe o Festival da Primavera e a Festa das Lanternas nesta terça-feira

Tradição que marca o início do ano novo chinês é tema de programação gratuita na Uepa

Lucas Costa
fonte

O Festival da Primavera e a Festa das Lanternas, comemorações mais importantes da cultura chinesa, terão um espaço para serem vivenciados em Belém nesta terça-feira, 19. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) junto ao Instituto Confúcio promovem a partir das 15h30, um evento com diversas atividades, e um show da banda chinesa Penicillin. A programação é totalmente gratuita e será realizada no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE/Uepa).

O Festival da Primavera é considerado uma das festas mais importantes do mundo oriental, comparado ao Natal para os países do ocidente. Ele é comemorado por comunidades orientais ao redor de todo o mundo. O evento começa junto ao ano novo chinês, no primeiro dia do calendário lunar (lua nova), e se estende até a primeira lua cheia do ano, quinze dias depois: a chamada Festa das Lanternas.

“Os festivais da Primavera e das Lanternas têm um significado muito importante para os chineses. O da Primavera simboliza o ano novo chinês, e o da Lanterna representa a luz, prosperidade e um novo caminho. Então vamos celebrar estes dois momentos”, explica Giselle Derve, do Instituto Confúcio. “Nós sempre celebramos o ano novo chinês em Belém, mas é a primeira vez que conseguimos convidar uma banda chinesa. Eles aceitaram nosso convite e estamos muito honrados por isso. Dessa vez estamos tentando fazer uma coisa maior”.

A programação inicia com uma oficina do tradicional “corte de papel”, descrito por Giselle como uma arte milenar chinesa. “Ela costumava traçar uma visão do que era visto antigamente, simbolizando coisas como a passagem das estações, e é utilizada até hoje”, explica.

No evento, o público vai aprender técnicas do “corte de papel”, assim como participar de uma competição para conseguir prêmios. A “cerimônia do chá” é outro momento em que o público terá contato com tradições chinesas. Uma professora irá ensinar o passo a passo da forma chinesa de preparo da bebida, assim como mostrar os utensílios necessários. Ao final, o público irá participar da degustação.

O evento oferecerá ainda uma aula de tai chi chuan, um estilo de arte marcial tão popular quanto o kung fu, praticado em praças por um grande número de pessoas. “Ele é caracterizado por movimentos mais lentos, e pode ser praticado por todos os públicos, desde crianças até idosos”, diz Giselle.

A banda chinesa Penicillin encerrará a programação, mas antes disso, integrantes do núcleo de arte e cultura do Instituto Confúcio farão apresentações no palco. Para o show do grupo chinês, o público pode esperar uma performance focada em um rock alternativo e um repertório que traz uma identidade ligada a uma era rock and roll.

Para Giselle, a realização do evento com costumes chineses em Belém é uma atividade fundamental para divulgação da cultura. “Nós tentamos promover um intercâmbio cultural para as pessoas através dessas festividades. Tentar colocar um território da China aqui é importante para o aluno vivenciar o país da mesma forma de um chinês vive. É um espaço da China na Região Norte, dentro da Uepa”, justifica.

Agende-se:

Festival da Primavera e Festa das Lanternas
Data: dia 19, terça-feira, às 15h30
Local: Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE / Uepa) - Trav. Djalma Dutra s/n, Telégrafo, Belém-Pará.
Entrada franca

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA