CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Baile dos Artistas completa 40 anos e homenageia Zélia Amador e Rolon Ho neste sábado (17)

O Baile dos Artistas premia artistas paraenses de múltiplos segmentos

Lucas Ribeiro | Especial O Liberal
fonte

No próximo sábado (17) acontece mais uma edição do Baile dos Artistas, na sede campestre da Assembleia Paraense. Esse ano o prestigiado evento completa 40 anos de existência e os homenageados serão Zélia Amador de Deus, como Rainha dos Artistas, e Rolon Ho, como Príncipe Consorte. O evento conta também com música de Sambloco, Mell Pinheiro, Cici Quaresma e outras surpresas. 

VEJA MAIS:

image Usinas da Paz recebem Amazônia Jazz Band e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz
As Usinas da Paz vão receber concertos especiais durante o ano, a partir deste sábado (17)

image 'Las Mujeres Ya No Lloran': novo álbum de Shakira será lançado em março
Este será o primeiro trabalho da artista colombiana após divórcio com o jogador Gerard Piqué

Homenageados da edição de 2024

image Zélia Amador é a Rainha dos Artistas 2024 (Divulgação)

Zélia Amador de Deus, a Rainha dos Artistas 2024, nasceu na Ilha do Marajó, no norte do Pará. Ela é artista, educadora, militante e se tornou a primeira reitora negra de uma universidade brasileira, com uma carreira construída na Universidade Federal do Pará (UFPA). Além de também ser premiada com o Prêmio de Direitos Humanos da BrazilFoundation, em Nova York, a professora é uma das principais referências da luta antirracista brasileira. 

Em 1978 ela se tornou professora universitária, e desde então, trabalha para tornar a academia um espaço mais diverso e inclusivo. Além de ser fundadora do Centro de Estudos e do Defesa do Negro do Pará (CEDENPA) e o Grupo de Estudos Afro-Amazônico (GEAM/UFPA), hoje ela atua como professora do Instituto de Ciências da Arte e é assessora de Diversidade e Inclusão da UFPA.

image Rolon Ho é o Príncipe Consorte 2024 (Foto: Divulgação)

Rolon Ho, Príncipe Consorte 2024, é dançarino desde cedo e já passou por algumas bandas como Banda Sayonara e Banda Calypso. Ganhou ainda mais evidência em 2023, ao ganhar o reality "Dança dos Famosos". Hoje em dia tem sua própria companhia de dança conceituada, onde ensina variados ritmos, principalmente os ritmos do norte. Sobre a homenagem da premiação, o dançarino se diz muito emocionado e feliz. “Esse prêmio veio fortalecer o trabalho que eu tô fazendo. Não só pela Dança dos Famosos, mas por estar a muitos anos trazendo a cultura paraense, levantando a nossa bandeira, mostrando o nosso brega”, comenta. 

“Eu vim de um projeto social, em que fui tirado da escola pública e levado para uma escola privada de dança de salão, e lá eu aprendi a dançar. Eu também desenvolvo um projeto que tento resgatar adolescentes que têm interesse em aprender a dançar e evoluir. Também tem a minha escola de dança, no qual sou diretor presidente e nela eu construo as transformações da vida das pessoas. Então a batalha é muito grande e a luta é muito intensa. Quando a gente recebe um convite desse a gente fica super feliz e agradecido, sabendo que estamos no caminho certo”, explica. 

Sobre ser homenageado ao lado de Zélia, o dançarino acredita que isso o fortalece ainda mais, ao ter alguém tão incrível como ela. “Ela fez um trabalho incrível em toda a sua vida como professora, atriz e como tudo que ela tem de propósito na sua vida, para ajudar outras pessoas. Claro que ela está em uma luta bem mais intensa que a minha, mas a gente está ali sempre para contribuir, ajudar e fazer o outro se sentir melhor”, declara. 

“Eu sou o primeiro dançarino a ser homenageado no Príncipe Consorte e isso me faz uma pessoa muito mais relevante, porque essa é a maior premiação que a gente tem para o artista paraense e isso me deixa muito feliz. Espero conseguir abrir portas para evidenciar outros dançarinos que também possam estar levantando esse troféu, levantando essa premiação que é super importante”, conclui sobre a expectativa para a grande noite deste sábado.

Sobre o evento 

Esse ano o evento homenageia os profissionais destaques do ano de 2023 indicados pelos curadores, nas diversas áreas artísticas e profissionais de teatro, música, dança, literatura, política, empresarial e imprensa. Na edição passada,  a atriz Zê Charone foi a Rainha da Noite e o músico Junior Soares o Príncipe.

Atualmente a coordenação do Baile dos Artistas está a cargo de Agenor Del Valle e Rose Marie, que contam com uma curadoria composta por: Professora e Coreógrafa Clara Pinto, Ator Henrique Andrade, Professora e Coreógrafa Jackeline Mendes, Diretor Teatral Fernando Rassy, Jornalista Péricles Castro, Fotógrafo Manoel Pantoja, Coreógrafa Larissa Boulhosa, Produtor Cultural Gê Souza, Poeta Rui do Carmo, Professor de Dança Rolon Ho, Cantor Tiago Lobato, Professor de Dança César Cordeiro, Compositor Neno Freitas, Pedagoga e Cosplay Thassia Albuquerque.

Idealizado e criado pelo teatrólogo, ator e diretor teatral Alberto Teixeira Coelho Bastos, o Baile dos Artistas aconteceu pela primeira vez em 1985 e coroou como “Rainha dos Artistas” a atriz Natal Silva, que teve como “Príncipe Consorte” o ator Rui Nobre de Brito. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA