CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Artista paraense Ester Sá lança canal de contação de histórias no YouTube

Projeto inicia com série 'A Casa Dentro de Si', que vai abordar narrativas do cotidiano

Lucas Costa
fonte

O YouTube ganha uma nova contadora de histórias neste sábado (3), a artista Ester Sá lança seu próprio canal na plataforma, com conteúdos para todas as idades. Durante o mês de outubro, o Canal Ester Sá inicia com uma série de história intitulada “A Casa Dentro de Si”, com novos vídeos publicados aos sábados, sempre às 10h.

A série que inaugura o canal tem como tema um olhar mais atento para as emoções e seus desdobramentos na vida. “A Casa Dentro de Si” é composta por cinco histórias de domínio público, são elas: Histórias de tradição Sufi, de Tradição Zen, História tradicional da Índia, Conto Popular e de Tradição da Yoga. Todas fazem parte de uma pesquisa que a artista vem fazendo há certo tempo, sobre o tema das emoções e o autoconhecimento.

“‘A Casa Dentro de Si’ é um projeto que nasce de uma vontade de falar sobre as emoções, de como elas movem a vida, e de como podemos tomar consciência delas e desse movimento. Há um bom tempo eu vinha selecionando histórias sobre esse tema, e até antes de ele ter nascido nesse formato audiovisual, eu já havia experimentado contar algumas dessas histórias presencialmente”, conta Ester sobre o novo projeto.

O público alvo são crianças e adultos; já que a ideia, segundo a artista, é compartilhar a beleza e a sabedoria das histórias com toda a família, assim como buscar sabedorias que vão além do intelecto, conectadas com o sentir e com o sentido real da existência humana em sua relação com o todo.

“Acreditamos que a família costuma buscar conteúdos como as histórias para o entretenimento e formação dos pequenos, porém quando o conteúdo expressa valor simbólico de relevância, todos são atingidos e o envolvimento é ampliado para uma experiência estética compartilhada e de valor afetivo no sistema familiar. Apostamos poder ser uma das opções de conteúdo para contemplar quem busca essa conexão”, explica.

Narrativas e laços

O Canal Ester Sá é um projeto familiar. Quem assina a direção de fotografia e edição dos vídeos é André Mardock, marido de Ester e profissional do audiovisual. Para o lançamento, outros amigos artistas somam seus trabalhos, como Fábio Cavalcante, compositor da trilha sonora original e vinheta de abertura; o artista Cleber Cajun, que assina a identidade gráfica do canal, e Andrei Miralha, animador da vinheta. O figurino é assinado por Maurício Franco.

O canal era um projeto antigo de Ester, que já acumula vasta experiência no teatro e até mesmo no cinema. O período de pandemia, quando precisou estar longe dos palcos, acabou se apresentando como momento para investir na ideia.

“Creio que as coisas acontecem na hora certa, então agora é a hora. A experiência que trago de ter feito cinema me ajuda na hora de lidar com a câmera, sim. Neste trabalho são narrativas, e eu considero que narrar  para a câmera é tecnicamente mais simples do que, por exemplo, fazer teatro para a câmera”, conta.

Depois da série de estreia, o canal já tem conteúdos planejados, e Ester explica ainda que o objetivo é atingir públicos de diversas faixas etárias com o passar do tempo. “O canal terá as histórias como mote principal, mas outros conteúdos irão  fazer parte. Por exemplo, em novembro já estamos com o espetáculo narrativo  ‘Nina Brincadeira de menina’ na íntegra, prontinho para ser postado; e também ‘Uma história das histórias do Boi Bumbá’.  Ambos são espetáculos narrativos do meu repertório que falam sobre a cultura popular, que adaptamos para o audiovisual”, adianta.

Em outubro, o canal começa com postagens sempre aos sábados; já em novembro, os conteúdos passam a ser distribuídos a cada 15 dias. Ester explica que o público sempre estará por dentro da agenda do canal.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA