CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Seminário reunirá palhaços de Belém para formação a partir de quinta-feira, 5

A programação é totalmente de graça, havendo solicitação de contribuição voluntária em todas as atividades

Bruna Lima
fonte

A arte da palhaçaria é destaque durante quatro dias do V Seminário de Palhaços. O evento reúne profissionais da capital paraense e de outros cantos do mundo de quinta-feira (5) até domingo (8). As inscrição é gratuita, bastando enviar uma solicitação de inscrição para o e-mail seminariopalhaco@gmail.com, destacando a atividade que deseja. O seminário conta com uma programação variada e vai ser concentrada em grande parte na Casa dos Palhaços, sede do Grupo Palhaços Trovadores, que fica na Tv. Piedade, 533, no bairro do Reduto.

O seminário surgiu como finalização das atividades do grupo de pesquisa "O Clown Nosso de Cada Dia", da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA), que há sete anos vem executando a atividade. De acordo com um dos coordenadores do projeto, Martom Maués, que também é diretor dos Palhaços Trovadores, o projeto realiza pesquisas sobre a história e linguagem do circo e do palhaço, o cômico popular e suas relações com o palhaço.

Além de treinamento permanente de atores-palhaços, os alunos e ex-alunos da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, e artistas da comunidade, há sete anos buscam investir no aperfeiçoamento técnico desses profissionais, aprimorando seus conhecimentos e estimulando a criação de números e a atuação em várias frentes (palcos, espaços públicos, hospitais, asilos ), assim como o incentivo à pesquisa artística e acadêmica.

O seminário começa amanhã, na Casa dos Palhaços, com a vivência em Palhaçaria Hospitalar com Paula Barros de 9h ao meio-dia. De 15h às 18h ocorre a roda de conversa " Grupos, Trupes e Cias" coordenado por Ruber Sarmento. E às 20h o Espetáculo de um homem só, da Companhia de Circo Nós Outros, de Yure Lee.

Na sexta-feira (6), de 9h às 12h, na casa dos Palhaços, tem Vivência em Palhaçaria, com Joice Aglae, pesquisadora da Bahia. De 15 às 18h tem Roda de Conversa: Palhaçaria Feminina coordenada por Romana Melo, já que esse é um assunto que instiga os pesquisadores da palhaçaria. E às 20h ocorre o espetáculo "Magya & Mystério, Grupo Folhas de Papel" de Taís Sawaki e AJ Takashi.

No sábado, a coordenação do seminário convidou o francês Guy Freixe, que já foi integrante do teatro de Soleil, para uma aula da abordagem da máscara clown no Théatre de Soleil. A aula será de 9h às 12h, na Casa dos Palhaços. De  15h às 18h, o seminário conta com a Roda de Conversa: Circo Social coordenado por Yure Lee. E às 20h tem o espetáculo "As Bodas de Umbigolina" da Companhia Bufa de Teatro de Joice Aglae (Salvador/BA).

O último dia, domingo (8), será cheio de espetáculos. Pela manhã, às 10h tem Espetáculo "Palhaços Sem Fronteiras", Unidade Brasil. A programação será no Porto do Sal, bairro da Cidade Velha. Às 16h, a programação volta para a Casa dos Palhaços com o espetáculo "Vivência com Palhaços Sem Fronteiras Brasil e Clowner" com Utan Gräser, da Suécia. E às 19h, será o Cabaré Clown, cenas curtas de palhaçaria com vários artistas com a Coordenação de Taís Sawaki e AJ Takashi.  As apresentações artísticas, no período noturno, serão gratuitas, havendo rodada de chapéu ao final.  

O objetivo do Seminário de Palhaços é discutir sobre as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas dentro e fora das universidades, as frentes de trabalho para os artistas circenses, sobretudo os palhaços, intercambiar ideias, processos, práticas. E também apresentar, ao público, suas criações artísticas.

A programação é totalmente de graça, havendo solicitação de contribuição voluntária em todas as atividades. Para quem deseja participar das vivências, há a necessidade de inscrição prévia, pois as vagas são limitadas. Para isso, basta enviar uma solicitação de inscrição para o e-mail seminariopalhaco@gmail.com, apontando a atividade que deseja participar, podendo se inscrever em mais de uma.

" Cada vez mais vem crescendo e despertando interesse das pessoas pela arte do palhaço, as pessoas estão trabalhando em hospital e se conscientizando de que a arte é um oficio e o palhaço precisa de um preparo. Essa consciência vem crescendo também em outros espaços. E um ponto importante do projeto é promover discussões e apurar o sentido critico e profissional por meio de técnicas e conhecimentos", destaca o coordenador Marton Maués. 

Agende-se:

V Seminário de Palhaços

Local: Casa dos Palhaços, travessa Piedade, 533, no bairro do Reduto.

Data: 5 a 8 de dezembro

Entrada Gratuita

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA