MENU

BUSCA

Série 'Primeiros Anos' mostra vida das crianças em uma comunidade quilombola do Pará

O programa traz histórias de infâncias diversas, de diferentes lugares do Brasil

Bruna Lima

A Série "Primeiros Anos", nesta terça-feira (15), vai apresentar o episódio da vida de crianças que vivem em comunidade quilombola no Pará. Gravado no Quilombo do Abacatal, em Ananindeua, o episódio “Crias do Abacatal” mostra como a comunidade transmite os ensinamentos tradicionais para as crianças locais. 

VEJA MAIS

Estado garante CAR coletivo e pavimento nas vias da comunidade Abacatal
O documento foi entregue pelo governador Helder Barbalho, nesta terça-feira (28)

Há 311 anos, quilombo do Abacatal, em Ananindeua, faz valer a palavra resistência
No dia da Consciência Negra, líderes do Quilombo do Abacatal promovem uma roda de conversa para debater o tema 'As múltiplas faces da África na Amazônia'

O programa traz histórias de infâncias diversas, de diferentes lugares do Brasil, com culturas e crenças variadas, mas todas com um ponto em comum: a importância da atuação parental na construção de valores das crianças, respeitando seus direitos, partindo de um olhar criativo no processo de educação e valorizando a diversidade.

Ana Luiza tem seis anos e um sonho: cuidar de cachorros. Criada no interior do Pará (PA), a menina aprende desde cedo o valor da natureza. Jorge que ser policial. Também de seis anos, ele adora tomar banho de Igarapé e, na companhia da família, se diverte debulhando o açaí. As duas crianças são as protagonistas do próximo episódio da série Primeiros Anos, programa que vai ao ar toda terça feira, às 19h45, no Canal Futura.

Com muito amor e respeito, os pequenos crescem aprendendo as tradições do quilombo, seja no cultivo de ervas medicinais e alimentos, ou nas brincadeiras e aulas escolares.

Série busca ampliar a representatividade das diferentes infâncias e adolescências

Primeiros Anos é uma série composta por 20 episódios e faz parte de um conjunto de programações com o intuito de fortalecer a rede de atuação do Futura dedicada à Educação Básica, a fim de ampliar a representatividade das diferentes infâncias e adolescências nas telas e o alcance de atuação nos territórios brasileiros.

Produzida por jovens realizadores egressos da oficina Geração Futura Juventudes, o projeto que ajuda jovens universitários a se conectarem com o universo do audiovisual, a série é fruto de uma parceria entre as fundações Maria Cecilia Souto Vidigal e Roberto Marinho, com apoio da Porticus América Latina.

Serviço

Série Primeiros Anos

Histórias de infâncias diversas, focando a atenção narrativa na atuação parental e sua interação com o universo infantil, através do olhar criativo e diversificado de jovens realizadores.
Onde: Canal Futura
Quando: Novos episódios toda terça-feira, às 19h45.
Reprises: Terças, 0h; quintas, 15h15; domingos, 18h30
Classificação: Livre

Palavras-chave