Manoel Cordeiro leva 'MPB feita na Amazônia' para a Jambu Arena; saiba mais
“O show MPB feita na Amazônia é um chamado ao reconhecimento da potência da nossa música”, diz Manoel Cordeiro
Um dos maiores nomes da guitarra do Brasil, Manoel Cordeiro os múltiplos ritmos amazônicos do show “MPB feita na Amazônia” no palco da Jambu Arena, do Serviço Social do Comércio da Avenida Doca de Souza Franco (Sesc Doca), nesta sexta-feira, 21, a partir das 20h. A noite também contará com shows em separado de Lia Sophia e DJ Estamyna. Cordeiro traz como convidados os cantores Naieme, Renan Sanches e Nayara Guedes para um espetáculo de celebração da cultura nortista em plena COP 30. A noite também terá shows da cantora e compoitora Liah Sophia e de DJ Estamyna.
VEJA MAIS
“O show MPB feita na Amazônia é um chamado ao reconhecimento da potência da nossa música, que é uma das mais ricas do planeta. Vamos passear por ritmos como o carimbó, a guitarrada, o marabaixo, o brega e outros. Vai ser um momento para dançar e se apaixonar pela nossa cultura”, destaca Manoel.
O ano de 2025 tem sido de muitas alegrias e reconhecimento para Manoel Cordeiro, que acaba de completar 70 anos de idade. Ele teve a sua obra musical reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do Estado do Pará (Lei Estadual n 11.180/ 2025) e foi indicado ao Prêmio BTG Factual (ex-Sharp), na categoria Melhor Álbum, com “Estado de Espírito”, fruto da parceria com Beto Barreto (BaianaSystem) e Pupilo (Nação Zumbi). Já são 58 anos de carreira tendo produzido quase 1 mil discos de muitos artistas, como Beto Barbosa, Fafá de Belém, Pinduca, Roberta Miranda, Eliana e bandas Carrapicho e Warilou, entre muitos outros.
Ao longo de sua trajetória, Manoel Cordeiro bebeu nas fontes da influência da música amazônica e participou ativamente da sua evolução agregando novos elementos, interagindo com muitos parceiros de diferentes gerações, apontando os caminhos dessas muitas sonoridades contemporâneas e, sobretudo, difundindo a MPB feita na Amazônia em palcos pelo Brasil e por outros países, a exemplo dos festivais The Town 2025 e Rock in Rio (2019) e da Copa da Rússia (2018). Este ano, ele finaliza, ao lado do filho, a circulação ao lado do filho, guitarrista e cantor Felipe Cordeiro, em cidades do Sudeste e Sul do país, pelo projeto Sonora Brasil, do Sesc.
Sesc
A iniciativa é do Sistema Comércio - formado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Fecomércio, Sesc, Senac e sindicatos empresariais - que tem oferecido atividades gratuitas na programação alusiva à COP 30, desde o último dia 6 de novembro até até o próximo dia 27, nos espaços do Sesc em Belém.
No Jambu Arena estão acontecendo espetáculos, vivências e oficinas voltados às tradições regionais e à inclusão social. O acesso aos eventos se dá por meio do ingresso solidário, incentivando o público a doar 1 quilo de alimento para o Sesc Mesa Brasil, do Sistema Comércio.
Agende-se:
Show MPB feita na Amazônia, de Manoel Cordeiro
Dia: 21 de novembro (sexta-feira)
Hora: 20h
Local: Jambu Arena, do Sesc Doca (Rua Senador Manoel Barata, 1873, Reduto)
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível que será destinado ao Sesc Mesa Brasil