MENU

BUSCA

‘Endoida Caralh*’: gíria paraense faz sucesso em festa de Rock Doido em Curitiba

As festas de aparelhagem são símbolos da cultura e musicalidade do estado do Pará

Victoria Rodrigues

Reconhecida pelos paraenses que amam festas de aparelhagem, a gíria “endoida caralh*” se tornou um símbolo marcante das festas de “Rock Doido”, na região amazônica. Diante desse cenário, um vídeo que foi publicado na última quinta-feira (7) viralizou no TikTok ao mostrar como o termo ganhou destaque no país e agora já está sendo utilizado pelo público em diversas festas de Curitiba, no Paraná.

Na filmagem, que já acumula mais de 140 mil visualizações, o perfil “Fui Pará” exibiu a energia das pessoas presentes no local, que pularam e dançaram ao som de batidas eletrizantes regionais, capazes de fazer qualquer um sair do lugar. “Só nortista entende a vibe do endoida caralh*”, escreveu o perfil.

Nos comentários da publicação, algumas pessoas comentaram sobre a sensação de conhecer o significado do termo paraense. “Amo ser nortista, pois é nessa hora que todos do norte se juntam no Rock Doido”, escreveu uma seguidora. “Se na festa não tocar essa sequência, a festa não tem graça”, disse outra. “É onde esquecemos as dificuldades da vida”, revelou um terceiro.


VEJA MAIS

Novo Carabao chega para celebrar a cultura paraense ao máximo
Estreia da nova estrutura da aparelhagem será neste sábado (9), a partir das 21h, na sede da Tuna Luso Brasileira, com muito agito para quem gosta de dançar junto e separado

Rabeta Sound: aparelhagem inspirada na cultura ribeirinha viraliza nas redes sociais; veja o vídeo
Sucesso no Baixo Acará, projeto une tradição das rabetas com potência sonora das grandes aparelhagens do Pará

Gaby Amarantos celebra aniversário com festa ‘Rock Doido’ na Cidade Velha
Noite teve shows de MC Dourado, Gang do Eletro, Aparelhagem Crocodilo e convidados como Maju Coutinho e Thalma de Freitas.

Popularização da gíria paraense

A popularização da gíria paraense “Endoida caralh*” ganhou uma forte repercussão nacional após a cantora Anitta colocar o termo no final de seu clipe “No Chão Novinha” com Pedro Sampaio, gravado no final de 2021, no Mercado do Ver-o-Peso e na Vila da Barca, em Belém do Pará. Depois do sucesso do single, a artista ainda utilizou o termo regional em diversos outros shows que fez pelo Brasil. Assim, a gíria se propagou por diversas regiões do país, inclusive em Curitiba, no Paraná.


(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Mirelly Pires, editora web em Oliberal.com)