Adaptação paraense une duas animações da Walt Disney

"Viva o Encanto" abre temporada no shopping Grão Pará

Bruna Lima
fonte

O espetáculo paraense "Viva o Encanto" faz uma mistura entre duas histórias da Walt Disney Pictures e promete fazer a diversão das crianças e dos adultos. Quem quiser conferir o espetáculo, ele estará em cartaz aos sábados até 12 de novembro, no shopping Bosque Grão- Pará.

"Viva o Encanto" é uma livre adaptação de duas histórias da Walt Disney, "Viva: a Vida é Uma Festa", de 2017, e "Encanto", de 2021. São histórias diferentes, mas com um fator comum: a regionalidade latina. De acordo com o produtor do espetáculo, Rodrigo Mourão, os países da América do Sul e Central, incluindo o Brasil, são povos que envolvem com suas cores, crenças e músicas e, diante dessa similaridade, a equipe achou oportuno unir as histórias.

“Essas duas histórias, cada uma a seu modo, envolveram crianças e adultos. Por isso, aproveitando o mês das crianças e do Halonen, resolvemos trazê-las pela primeira vez a Belém, pois as temáticas são muito populares para este momento: o dia mortos, em Viva, com as caveiras mexicanas e as histórias. Enquanto Encanto, vem com muitas flores, borboletas e cores e coloca o espectador em uma atmosfera animada e divertida, perfeita para uma tarde familiar”, destaca Mourão.

A montagem do espetáculo foi pensada desde o ano passado, mas só tomou corpo e forma, este ano, pois a equipe precisou fazer algumas análises de roteiro para traduzir algumas cenas dos filmes e ajustá-las ao teatro. “Coisas como os poderes de cada personagem em "Encanto" ou as mudanças de cenário entre vivos e mortos de "Viva" precisaram ser muito bem adaptados para trazer a quem assistiu os filmes, mas também com um toque mágico de novidade”, acrescenta o produtor teatral.

Sobre o trabalho de fazer adaptação, Rodrigo explica que em "Viva o Encanto" não se trata apenas de cinema e teatro, mas de filmes animados. “Traduzir para o palco certos elementos de uma animação pode ser uma tarefa difícil e até mesmo impossível. Porém, o teatro sempre dá novas possibilidades de contar uma antiga história sob um novo olhar, e é justamente aí que as linguagens de cinema animado versus teatro se juntam, pois ambos possuem infinitas formas de se contar um enredo e ambas usam o fator imaginativo para aguçar a curiosidade de quem assiste. Em "Viva o Encanto" há diversos momentos assim”, completa o produtor.

Em 2019, o coletivo Sigma em Arte, em parceria com o Shopping Bosque Grão-Pará, apresentou pela primeira vez um espetáculo baseado em "Viva: a Vida é Uma Festa", contando a história de Miguel Rivera e suas aventuras do mundo do além. E depois de três anos, assim que estreou o filme "Encanto", a equipe resolveu juntar as histórias.

A produção é assinada pelo Coletivo Sigma em Arte, com coreografias de Leonardo Bahia e direção geral e musical de Rodrigo Mourão. O elenco é formado pelos atores Pederix Costa (Miguel), Fábio Júnior (Héctor), Juh Silva e Ádria Teles (Mamá Amélia), Leandra Lee e Victoria Cordeiro (Mamá Inês), Leonardo Bahia (Ernesto de La Cruz), Taize dos Reis (Mirabel), Raíssa Alves (Luísa), Evellyn Cunha e Bia Corrêa (Isabela), Diogo Richier e Gabriel Diacominy (Bruno).

ESPETÁCULO "VIVA O ENCANTO"

DATA:

22 e 29 de outubro e 05 e 12 de novembro (aos sábados)

HORÁRIO:  17h

LOCAL:  Teatro Bosque Grão-Pará

INGRESSOS: R$ 20,00 (meia) e R$ 40,00 (inteira)

ONDE COMPRAR: Antecipados pelo link

Na bilheteria do teatro, aberta uma hora antes do espetáculo

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA