‘À Luz do Círio’ projeta imagens da grande procissão com música ao vivo
Desta quarta-feira, 12, até o domingo, 16, a Casa das Onze Janelas vai receber o espetáculo que teve a colaboração de 19 fotógrafos

A Casa das Onze Janelas recebe, a partir desta quarta-feira (12), a segunda edição do projeto “À Luz do Círio”, que utiliza a fachada do prédio histórico como mural para projeção de imagens marcantes do Círio de Nazaré. A programação é inteiramente gratuita e se repetirá todas as noites até o domingo (16/10), sempre a partir das 19h, e ainda contará com a participação das atrações musicais que se apresentarão ao vivo em cada um dos dias do evento. São eles o Trio Paraense, Magia das Cordas, Mini Paulo e Quarteto Equilibrium, MG Calibre e Mestre Laurentino.
VEJA MAIS
Este ano, o projeto reúne cerca de 100 fotografias em preto e branco produzidas por dezenove fotógrafos convidados, entre fotodocumentaristas, fotojornalistas e uma artista performática. A curadoria é de Ceci Bandeira e de Guy Veloso. As projeções também renderão homenagem ao jornalista, publicitário, escritor e cineasta paraense Vicente Franz Cecim, que faleceu de Covid no ano passado, assim como aos demais artistas vítimas da pandemia.
Os profissionais convidados foram: Bob Menezes, Cristina Carvalho, Daniela Almeida, Edvania Camara, Fatinha Silva, Fernando Paranhos, Irene Almeida, Ivan Cardoso, Iza Girard, Karina Martins, Marcelo Seabra, Mauro Angelo, Nailana Thielly, Otávio Henriques, Paula Giordano, Tilia Koudela, Ursula Bahia e Wagner Santana. Entre eles também está o coordenador de fotografia de O Liberal, Tarso Sarraf.
“Escolhemos exibir imagens em preto e branco para diferenciar do que já foi feito, com o diferencial que haverá música ao vivo”, conta Guy Veloso. Essa é a terceira projeção de imagens do Círio realizada por esses curadores durante a quadra nazarena. A primeira foi na sexta-feira, 7, durante o Auto do Círio, quando a fachada do Museu do Círio recebeu a exibição de um videomapping assinado por Roberta Carvalho com imagens de edições anteriores do próprio espetáculo. A segunda projeção de Roberta foi no mesmo local, durante a Trasladação, no sábado (8), com imagens coloridas do Círio.
As fotografias foram selecionadas para construir uma narrativa sobre o Círio, manifestação de fé que reúne milhões de pessoas nas ruas de Belém. “Fizemos videomapping nas duas primeiras vezes, e, agora, será somente uma projeção. Mas a Roberta [Carvalho] interviu no jeito que as fotos entram na projeção”, explica.
Sobre a escolha das fotos em preto e branco, Guy afirma que “queria apresentar ao público algo mais dramático”. “O Círio já aconteceu e será uma forma de recordar essa grande procissão convidando o público a entrar nessa história que será contada através das fotos”.
Foram convidados fotógrafos que já fazem registros do Círio há muitos anos e que possuem imagens com apelo “dramático”. “Foi uma escolha difícil, pois, são muitos os profissionais de notoriedade que existem em Belém”, destaca.
O projeto conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale - por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - e foi realizado pela Namazônia, Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo.
Agende-se:
“À Luz do Círio”, projeção de fotografias com música ao vivo
Dias: 12 a 16 de outubro
Hora: 19h
Local: fachada da Casa das Onze Janelas
Gratuito
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA