CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Não há plano B. É B de Belém', diz presidente da COP 30 sobre sede do evento

Embaixador André Corrêa do Lago rebate especulações e afirma que a capital paraense é a escolha "lógica" para sediar o evento

Gabriel da Mota
fonte

Diante de questionamentos recentes sobre a capacidade de Belém para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), o presidente do evento, embaixador André Corrêa do Lago, reafirmou a realização do encontro na capital paraense.

“Sim, vai ser em Belém. Eu tenho dito que não há plano B. É B de Belém”, declarou nesta quarta-feira (6), durante audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Escolha de Belém é estratégica, afirma embaixador

A declaração foi uma resposta direta à deputada Duda Salabert (PDT-MG), que presidia a sessão e abordou as dúvidas sobre a infraestrutura da cidade. Corrêa do Lago argumentou que a escolha vai além do simbolismo de sediar a COP na Amazônia. Segundo ele, é uma decisão prática e coerente com a realidade global.

VEJA MAIS

image Presidente da COP 30 reconhece alta nos preços de hospedagem em Belém
André Corrêa do Lago afirma que valores das diárias “estão muito acima” de outras edições, mas garante que conferência será mantida na capital paraense

image COP 30 será momento de 'ajuste', diz André Corrêa do Lago
Embaixador cita saída dos EUA do Acordo de Paris e reforça a importância da presença internacional em Belém durante a conferência climática.

image Secretário rebate críticas e diz que COP 30 é evento climático, não hoteleiro
Secretário André Godinho critica foco nas reclamações sobre hospedagem e defende Belém como sede da conferência climática da ONU

“Nós somos um país em desenvolvimento com várias cidades médias como Belém, e a maior parte do mundo é um mundo em desenvolvimento. Nós estamos em Belém com uma cidade que representa a realidade da esmagadora maioria do mundo”, explicou.

Conferência para mostrar os desafios do clima

O presidente da COP 30 reforçou que o objetivo da liderança brasileira, sob comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é evidenciar os desafios reais que precisam ser enfrentados na agenda climática.

“O que nós queremos, e nisso a liderança do presidente Lula é essencial, é mostrar os desafios que ainda temos pela frente”, disse Corrêa do Lago.

Ele finalizou com uma crítica indireta aos que preferem uma sede mais convencional para o evento: “É ter uma conferência num lugar que não é um lugar decorativo, de férias, em que as pessoas estão lá para passar um bom momento”.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!