Na inauguração, Ministro Jader Filho diz que ETE do Una é 'obra transformadora' para Belém
Segundo ele, a obra empregou cerca de 1.500 trabalhadores e representa um avanço importante na política de saneamento básico da capital.

O ministro das Cidades, Jader Filho, classificou como “obra transformadora” a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Una, em Belém, nesta quinta-feira (2). O sistema, localizado no bairro do Telégrafo, recebeu investimento de R$ 134 milhões por meio de parceria entre o governo federal e o governo do Pará, atendendo inicialmente 90 mil pessoas da capital paraense.. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Helder Barbalho e de outros ministros.
“Essa obra é transformadora para a cidade de Belém. Inicialmente, 90 mil pessoas vão ser atendidas com esse equipamento que vai tratar o esgoto, que antes era jogado in natura nos rios em torno da cidade e agora será tratado aqui dentro dessa estação”, afirmou Jader Filho durante o evento.
Obra gerou empregos e inclui tratamento de esgoto do Ver-o-Peso
Segundo o ministro, a construção da ETE Una empregou cerca de 1.500 trabalhadores e representa um avanço importante na política de saneamento básico de Belém. Ele também anunciou que o sistema passará a receber o esgoto coletado no Ver-o-Peso, um dos principais cartões-postais da cidade. “Estamos inaugurando hoje também a coleta de esgoto do Ver-o-Peso, que será tratada neste equipamento. Com isso, a cidade ganha em saúde, qualidade de vida e preservação ambiental”, destacou.
VEJA MAIS:
[[(standard.Article) Lula em Belém: confira a agenda do presidente nesta sexta-feira (3)]]
ETE Una deve atender até 350 mil pessoas
A ETE Una é considerada a maior do Pará e uma das mais modernas da Amazônia. Na primeira etapa, atenderá 90 mil moradores, mas, quando concluído, o sistema deve alcançar até 350 mil pessoas. A estação terá capacidade de remover mais de 90% da carga orgânica dos resíduos, contribuindo para a despoluição da bacia hidrográfica do Una.
Lula reforça legado das obras para a COP 30
Durante a inauguração, o presidente Lula ressaltou que os investimentos em saneamento e infraestrutura em Belém fazem parte do legado que permanecerá para a população após a COP 30, conferência internacional sobre mudanças climáticas que será realizada na capital paraense em novembro de 2025.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA